A partir da próxima segunda-feira (2), o
Canal Rural, veículo do
Grupo RBS, exibe a série de reportagens "
Aftosa: o desafio 10 anos depois". O repórter Ricardo Cunha e os cinegrafistas Demétrio Getúlio e Cristiano Mazoni foram conhecer de perto a situação dos pecuaristas gaúchos, que mais uma vez criam expectativa para que o Estado conquiste o reconhecimento de zona livre da aftosa sem vacinação, assim como já acontece em Santa Catarina (único Estado brasileiro reconhecido como tal pela OIE - Organização Mundial de Saúde Animal).
Há 10 anos, um foco de febre aftosa ocorreu na região de Joia, no Rio Grande do Sul. Na época, o Estado se preparava para buscar o reconhecimento de zona livre de febre aftosa sem vacinação. O sonho foi frustrado por uma dezena de focos que acabou levando ao sacrifício mais de 11 mil animais. No ano seguinte, um novo surto da doença, dessa vez na fronteira com o Uruguai, ameaçou o rebanho de cabanhas com mais de 60 anos de tradição na criação de animais de genética. O medo levou produtores e governo a decidirem pela volta da vacinação.
Hoje, passados nove anos sem registro da doença no rebanho gaúcho, o debate em torno da retirada da vacinação começa a ganhar força. Será que os pecuaristas estão preparados? Tem gente que não acredita na vacina e joga fora o produto. Em Santa Catarina, a equipe do Canal Rural conversou com suinocultores para saber se estão satisfeitos com a atual situação. Eles fizeram adaptações nas granjas, mas até agora não tiveram nada de novo em termos de mercados para a carne suína. Santa Catarina se esforça para manter o status. São 64 barreiras e 10 corredores sanitários que fiscalizam tudo o que entra em Santa Catarina. No Paraná, o debate em torno da retirada da vacina também ganha força. A série de reportagens também vai mostrar o que pensam os pecuaristas daquele Estado.
A luta contra a aftosa ganha destaque também nos demais Estados brasileiros. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estabeleceu como meta tornar o país livre da febre aftosa com vacinação até o fim deste ano, e busca o fortalecimento dos serviços veterinários oficiais nas regiões Norte e Nordeste, com a estruturação de escritórios, contratação e capacitação de profissionais e melhoria da vigilância. Atualmente, 14 estados e o Distrito Federal são livres da doença com vacinação: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
A série de reportagens "
Aftosa: o desafio 10 anos depois" vai ao ar de segunda (dia 2) a sexta-feira (dia 6), dentro do
Rural Notícias, do
Grupo RBS, a partir das 19h, com apresentação de
Irineu Guarnier Filho e
Alessandra Mello.
Sobre o Canal Rural
O
Canal Rural, do
Grupo RBS, é hoje a principal plataforma de comunicação do agronegócio do Brasil, e é a TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor (pesquisa Ipsos Marplan). Lançada em novembro de 1996, a emissora tem cobertura nacional, sendo reconhecida como o veículo que melhor representa o segmento (pesquisa Vox Populi). O Canal Rural, que pertence ao Grupo RBS, leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo país, e aos "produtores de milhões" que garantem ao setor uma participação no PIB brasileiro de aproximadamente 25%. Sua programação oferece 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural, e pode ser assistida pelos canais 35 da NET, 105 da SKY, pelas operadoras NEO TV, pela parabólica ou em tempo real pelo site www.canalrural.com.br.