Fórum do Algodão, realizado em Cuiabá (MT), marca o encerramento da iniciativa do Canal Rural, veículo da platadorma multimídia do Grupo RBS
Os rumos do cultivo do algodão adensado no Centro-Oeste brasileiro serão foco de debate no Fórum do Algodão, nesta sexta-feira (30), em Cuiabá (MT). O evento, que será realizado no Auditório do Senar e tem início às 9h30, marca o encerramento do projeto Caminhos do Algodão, realizado pelo Canal Rural, veículo que integra a plataforma multimídia do Grupo RBS, em parceria com a Abrapa - Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, IMA - Instituto Matogrossense do Algodão e Ampa - Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão, com o patrocínio da FMC.
O Fórum do Algodão contará com a presença do Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Edilson Guimarães. Também participarão do encontro o presidente da Abrapa, Haroldo Cunha, trazendo informações sobre o cultivo do algodão no Brasil, e o diretor comercial da FMC, Carlos Alberto Baptista, que falará sobre o mercado do algodão no Brasil.
Na oportunidade também serão apresentados conhecidos os resultados do projeto Caminhos do Algodão, que acompanhou de março a julho a cultura do algodão adensado em quatro fazendas matogrossenses, nos municípios de Campo Verde, Novo São Joaquim, Pedra Preta e Alto Garças. As áreas foram visitadas semanalmente por uma comissão técnica e pela equipe do Canal Rural. A fazenda que tiver obtido o melhor resultado, com base nos critérios estabelecidos no início do projeto, será premiada com uma viagem internacional de uma semana.
Os telespectadores poderão conferir a transmissão do Fórum do Algodão, ao vivo, pelo Canal Rural (Sky, Net, operadoras NeoTV ou parabólica). A transmissão poderá também ser acompanhada em tempo real pela internet, no site www.canalrural.com.br, que permite o envio de comentários e dúvidas para a equipe do Canal Rural.
Projeto Caminhos do Algodão
O projeto Caminhos do Algodão mostrou semanalmente, entre abril e julho, a evolução de quatro lavouras de algodão adensado no Estado de Mato Grosso. As propriedades apostaram no cultivo adensado para reduzir custos e tornar a produção mais sustentável. A equipe do Canal Rural percorreu a região regularmente, trazendo para o telespectador e internauta o andamento da atividade e as principais práticas de lavoura e tecnologias adotadas.
As informações puderam ser conferidas em boletins na programação do Canal Rural às sextas-feiras, e também uma vez por mês no programa Técnica Rural. Todos os sábados, no Superclima foi apresentada a previsão do tempo específica para a cultura.
Os assuntos ligados ao projeto ainda podem ser acompanhados através da página da internet: www.canalrural.com.br/caminhosdoalgodao. É possível também participar da comunidade virtual do Caminhos do Algodão, onde o internauta pode trocar experiências, esclarecer dúvidas e participar de fóruns e chats com especialistas: www.caminhosdoalgodao.com.br/comunidade.
Serviço
Evento: Fórum do Algodão
Local: Auditório do Senar - Rua Eng. Edgard Prado Arze s/nº - Quadra 1 - Setor A
Dia: 30/7/2010, sexta-feira
Horário: 9h30 (horário de Brasília)
Transmissão ao vivo pelo Canal Rural, veículo do Grupo RBS