Circula, nesta sexta-feira (27), o primeiro dos cinco cadernos que contarão a saga de gaúchos pelo país
O repórter de Zero Hora Carlos Wagner começa a revelar nesta sexta-feira (27) como vivem os brasileiros com alma gaúcha em diferentes recantos do Brasil. Acompanhado do repórter fotográfico Mauro Vieira e do motorista Everton de Jesus, o jornalista rodou de carro, em 30 dias, 16 mil quilômetros para encontrar os personagens e as histórias que serão contadas na série O Brasil de Bombachas. O caderno circula nas próximas cinco sextas-feiras, a partir do dia 27 de maio.
O traçado deste país imaginário, erguido a partir da década de 70 e revelado em uma série de reportagens de 1995, começa no Uruguai, passa pela Argentina, entra no Paraguai, estende-se pelos estados brasileiros do Oeste, do Centro-Oeste, do Sul, em parte do Nordeste e termina nas barrancas do Rio Madeira, no Amazonas. Cada suplemento terá quatro páginas e parceria publicitária com a empresa New Holland.
Na primeira edição, Zero Hora mostra como os pioneiros que deixaram o Rio Grande do Sul na pobreza para se tornarem fazendeiros estão deixando os seus negócios, o modo de trabalhar e a tradição para filhos e netos. Logo após a publicação dos cinco cadernos, a série será apresentada em dez programetes e em um especial no Canal Rural. A viagem, iniciada em 10 de janeiro, também rendeu um diário que está postado no blog Brasil de Bombachas, com fotos, vídeos e textos.