Empresa assinou convênio com a PUCRS nesta quarta-feira (27) para iniciativa conjunta no desenvolvimento de produtos digitais
Para ampliar o potencial de experimentação e inovação em produtos e soluções digitais, o Grupo RBS firmou uma parceria inédita com a PUCRS e está transferindo uma equipe de mais de cem pessoas para o Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da universidade). Pelo convênio, assinado na manhã desta quarta-feira (27), em Porto Alegre, profissionais da empresa e acadêmicos da instituição trabalharão em conjunto para o desenvolvimento de projetos em comunicação digital. A ideia é criar um centro de referência em pesquisa nessa área, reconhecido pela identificação de tendências e inspirado em iniciativas como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), líder mundial neste segmento.
Hoje, a equipe que atuará a partir do Tecnopuc é responsável pela produção de sites, mobile sites, aplicativos e outras ferramentas digitais para produtos como clicRBS, hagah, Guia da Semana, Oba Oba, Pense Imóveis, Pense Carros, Eu Comparo, desejomania e sites dos jornais e rádios da RBS.
— Este movimento está inserido na estratégia da RBS de expansão no mundo digital. Temos convicção de que o investimento em iniciativas que incentivem a inovação é o caminho para continuarmos oferecendo informação, entretenimento e serviços de alta qualidade, que é o compromisso que temos com os nossos públicos. Nossa ambição é ser referência em nosso país na área de pesquisa em comunicação — afirma o vice-presidente executivo da RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.
A previsão é de que a unidade entre em operação em cerca de 90 dias. Os primeiros projetos previstos serão na área de dispositivos móveis e novos formatos para conteúdos digitais, envolvendo a Faculdade de Comunicação Social (Famecos).
— A vinda da área da RBS representa um marco muito importante na evolução do Tecnopuc, estabelecendo o parâmetro de qualidade e de excelência na área de comunicação e mídias interativas no parque. As sinergias potenciais entre a RBS e as demais empresas instaladas certamente renderão frutos nos próximos meses, tendo por base a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações inovadoras nas áreas envolvidas — afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, Jorge Audy.
A cerimônia de assinatura do projeto ocorreu às 9h, no local onde a equipe da RBS se instalará no Tecnopuc, e contou com a presença de Jorge Audy, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, Eduardo Sirotsky Melzer, vice-presidente executivo do Grupo RBS, Joaquim Clotet, reitor da PUCRS, e Geraldo Corrêa, vice-presidente RS do Grupo RBS.
Sobre o Grupo RBS
Fundado em 31 de agosto de 1957, por Maurício Sirotsky Sobrinho, o Grupo RBS é uma das maiores empresas de comunicação multimídia do Brasil e a mais antiga afiliada da Rede Globo. Por meio de suas emissoras de rádio e televisão, jornais, portais de internet e iniciativas no meio digital, o Grupo RBS produz e distribui informações jornalísticas, de entretenimento e de serviços. Nas mídias tradicionais, é líder de mercado no Rio Grande do Sul e Santa Catarina em todos os segmentos em que atua. A partir de São Paulo, opera eventos, negócios digitais, projetos em mobile e negócios na área de educação executiva. Com mais de 6 mil colaboradores, é o segundo maior empregador de jornalistas do país.
Sobre o Tecnopuc
O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), inaugurado em 25 de agosto de 2003, estimula a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Empresas de diferentes portes, entidades e centros de pesquisa da própria instituição estão sediados numa área de 5,4 hectares, localizada no Campus da Universidade, em Porto Alegre. Atualmente, o Tecnopuc abriga 66 organizações, sendo 48 empresas, oito entidades e dez estruturas de pesquisa da PUCRS que, juntas, somam mais de 3,5 mil postos de trabalho.