Zero Hora dará a oportunidade a um estudante de Jornalismo de acompanhar a produção, a apuração e a edição de uma reportagem especial
Criado por Zero Hora em 2009, o concurso cultural Primeira Pauta abre as inscrições para sua terceira edição. Desde domingo (17), estudantes de Jornalismo estão convidados a responder à pergunta “Por que eu quero ser jornalista?” no primeiro passo da seleção que ainda terá outras duas etapas. As inscrições podem ser feitas pelo Blog do Editor, em www.zerohora.com, até às 23h59min do dia 29 de maio.
Na primeira edição, a vencedora foi Mariana Müller, aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e, na segunda, Alvaro Andrade, estudante da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O prêmio para o ganhador é acompanhar a produção, a apuração e a edição de uma reportagem especial, que deve ocorrer no segundo semestre deste ano.
Entre os inscritos, dez semifinalistas serão selecionados para a próxima etapa, na qual deverão escrever outro texto, de acordo com tema proposto pelos editores do jornal Zero Hora. Para a escolha dos cinco finalistas, além da seleção feita por repórteres e editores, uma das vagas será decidida por voto popular, também pelo site. Confira o regulamento completo aqui. Em caso de dúvidas ou mais informações, contato pode ser feito pelo e-mail primeirapauta@zerohora.com.br.
O cronograma
Primeira etapa - Inscrições, com preenchimento da ficha de inscrição e envio do texto, até 29 de maio;
Segunda etapa - Os dez selecionados deverão enviar novo texto, com tema a ser divulgado, entre 20 de junho e 8 de julho;
Terceira etapa - A escolha dos cinco finalistas – que, depois, serão submetidos à entrevista e novo texto - será feita por uma comissão de repórteres e editores, sendo que um deles será selecionado por voto popular no Blog do Editor, entre 9 e 22 de julho.
O que dizem os vencedores das duas primeiras edições:
- 2010:
Aproveitar oportunidades
Conviver com repórteres experientes, observar o processo produtivo de um reconhecido veículo de comunicação e participar de uma grande cobertura jornalística são experiências que só um concurso como o Primeira Pauta pode proporcionar. Vivenciei momentos ímpares ao lado do jornalista Rodrigo Lopes durante a cobertura do resgate dos mineiros no Chile, em outubro do ano passado.
Mas a participação não se resumiu a isso: todo o período que antecedeu a viagem foi de preparo e aprendizado ao lado de outros grandes jornalistas na redação do jornal Zero Hora. Participei da discussão logística, técnica e editorial da cobertura. Compreendi a responsabilidade que é ir a outro país transmitir informações para o nosso público.
No deserto entendi que não basta estar próximo do local onde os fatos acontecem. É fundamental estar lá para ver com os próprios olhos e então relatar. Aprendi que as poucas horas de sono e todo esforço realizado automaticamente se convertem na agradável sensação de dever cumprido. E nada é mais recompensador do que a certeza de que aproveitei ao máximo as oportunidades que tive desde o momento em que me inscrevi no concurso Primeira Pauta.
Álvaro Andrade, vencedor da segunda edição do Primeira Pauta e estudante da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), acompanhou o repórter Rodrigo Lopes no resgate dos 33 mineiros no Chile, em outubro de 2010
- 2009
É preciso sempre tentar
Faltavam poucas horas para encerrar o prazo de inscrições no Primeira Pauta quando eu enviei meu texto. Não imaginava passar nem para a segunda fase. "São muitos estudantes de Jornalismo em todo o Estado, tem muita gente boa", eu argumentava para mim. Mesmo com tanta certeza do meu fracasso, acabei me inscrevendo, tendo apenas meus pais e meu irmão como cúmplices.
A cada etapa vencida, eu reforçava aquela velha ideia de que sempre é preciso tentar. Como prêmio, ganhei uma viagem espetacular _ foram 14 dias em um barco na Lagoa Mirim, com dois grandes professores, o repórter Carlos Etchichury e o fotógrafo Nauro Junior.
Hoje, mal consigo explicar tudo o que mudou desde aquele primeiro texto. Amadureci, convivi com pessoas que admirava só de longe, conheci o cotidiano do jornalismo e, no início deste mês, completei um ano e três meses de aprendizado na redação da Zero Hora. Por tudo isso, digo, com convicção, que você deve tentar.
Mariana Müller, vencedora da primeira edição do Primeira Pauta e aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), acompanhou o repórter Carlos Etchichury e o fotógrafo Nauro Junior na Expedição Lagoa Mirim, em setembro/outubro de 2009