Tadeu Vilani ficou em primeiro lugar na categoria Fotografia com o ensaio TV P&B, um olhar diferente sobre a transferência de moradores da Vila Dique, em Porto Alegre
O fotográfo de Zero Hora Tadeu Vilani foi reconhecido, mais uma vez, pelo ensaio realizado durante a retirada dos moradores da Vila Dique, favela próxima ao aeroporto Salgado Filho na Capital gaúcha. Nesta quarta-feira (30), a Fundação Conrado Wessel anunciou a classificação, em primeiro lugar, na categoria Fotografia para sua reportagem fotográfica TV P&B, composta por 15 imagens.
O trabalho em preto e branca expõe a interação dos moradores com restos de molduras de televisores velhos. A série também foi vencedora Prix Photo Web 2010, da Aliança Francesa do Brasil e da Câmara de Comércio França-Brasil, em novembro do ano passado.
O fotógrafo foi escolhido entre 15 finalistas de um universo de 207 profissionais inscritos no concurso, que abordou a temática “O Brasil e os Brasileiros”. Cerca de 100 fotos dos ensaios dos finalistas serão publicadas no livro da Fundação Conrado Wessel e expostas na noite da premiação, no dia 13 de junho, na Sala São Paulo, na Capital paulista.
Sobre a Fundação Conrado Wessel
A Fundação Conrado Wessel foi criada em 20 de maio de 1994, pelo empresário e pesquisador Ubaldo Conrado Augusto Wessel. Em testamento, ele destinou parte dos seus bens para o trabalho de valorização e incentivo à ciência, à cultura e às artes.
Além de ajudar entidades assistências, a FCW distribui anualmente cerca de R$ 2 milhões em prêmios, em parcerias como Fapesp, Capes, CNPq. SBPC, Academia Brasileira de Ciências, Academia Brasileira de Letras e Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.