Repórteres multimídia irão relatar o dia a dia como correspondentes na Líbia, Egito e Japão nesta quarta-feira (30), a partir das 10h, no prédio 7 da PUCRS
A equipe de jornalistas do Grupo RBS que cobriu os últimos grandes acontecimentos globais — revoltas populares nos países árabes e catástrofe no Japão — divide as experiências profissionais com os estudantes de comunicação da PUCRS, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (29). Os enviados especiais a conflitos internacionais Daniel Scola, Humberto Trezzi, Luiz Antônio Araujo e Rodrigo Lopes realizam um bate-papo no auditório do prédio 7 (Famecos), às 10h. O evento é gratuito e aberto ao público*.
O dia a dia de trabalho nas zonas de risco, as dificuldades para a comunicação, o envolvimento ético com a notícia, o olhar apurado em campo e a cobertura multimídia serão alguns dos temas abordados no evento. Os estudantes poderão interagir com os convidados, enviando perguntas por escrito ou participando no local.
Confira mais informações sobre os palestrantes
Daniel Scola
Daniel Scola, 35 anos, é repórter da RBS TV e da Rádio Gaúcha. É formado em jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul com mestrado em Jornalismo Internacional pela Universidade de Cardiff, UK. Participou de coberturas internacionais pela RBS, entre elas as duas últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos. Recentemente, passou sete dias no Japão na cobertura da desvastação no país após um terremoto.
Humberto Trezzi
Humberto Trezzi, 48 anos, é repórter do jornal Zero Hora há 22 anos. Formou-se em 1984 na Famecos (PUCRS). Participou de coberturas internacionais na Angola (1996), Colômbia (2003), Timor Leste (2004), Haiti (2005), Bolívia (2008), Chile (2010) e Equador (2010). Esteve durante 10 dias no Oriente Médio, cinco deles na Líbia. Percorreu por terra 1,5 mil quilômetros até a capital dos rebeldes líbios, Benghazi, para fazer a cobertura de como vive a parte daquele país sem governo.
Luiz Antônio Araujo
Luiz Antônio Araujo, 43 anos, é editor de Cultura e repórter especial do jornal Zero Hora desde 2009. Enviado pelos veículos da RBS ao Paquistão, cobriu a guerra do Afeganistão em 2001. Em fevereiro de 2011, foi enviado ao Egito para cobrir a revolução que derrubou Hosni Mubarak, permanecendo por quatro dias no Cairo. Formou-se pela Universidade Federal de Santa Maria em 1987.
Rodrigo Lopes
Rodrigo Lopes, 32 anos, formou-se em 2003 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É jornalista multimídia do Grupo RBS, onde trabalha há 15 anos. É repórter da RBS TV, colunista de assuntos internacionais de Zero Hora e comentarista da Rádio Gaúcha. Como enviado especial, tem mais de 20 coberturas internacionais, entre elas a catástrofe do furacão Katrina, a Guerra do Líbano, o terremoto no Haiti e o resgate de mineiros no Chile. Em fevereiro de 2011, cobriu a crise na Líbia. Foi o primeiro jornalista de rádio do Brasil a transmitir ao vivo de dentro do país de Muamar Kadafi.
*Sujeito à lotação do espaço