
O Grupo RBS destinou mais de R$ 115 milhões a ações e programas a público interno, clientes, comunidade, meio ambiente, governo e sociedade no ano passado. Parte desse investimento é referente à doação de mídia. Deste total, 75% foram direcionados aos colaboradores, reforçando a preocupação da empresa com o desenvolvimento da capacitação profissional e com o bem-estar do seu quadro funcional.
Os números integram o
Balanço Social de 2009 da
RBS, divulgado nesta terça-feira (27) em seis dos oito jornais do
Grupo RBS no
Rio Grande do Sul e em
Santa Catarina e no site
www.balancosocial.gruporbs.com.br. Cerca de 10 mil pessoas entre colaboradores, autoridades, clientes e parceiros da empresa receberam e-mail marketing com um vídeo do presidente,
Nelson Sirotsky, convidando a conhecer, por meio da internet, os projetos desenvolvidos no ano passado. O material está disponível também na Minha
RBS, canal de intranet. Publicado regularmente há mais de dez anos, o relatório tem o objetivo de destacar os principais programas e ações realizados com foco nos colaboradores, clientes e sociedade. Mesmo em um ano adverso para a economia mundial, especialmente no primeiro semestre, em 2009 o
Grupo RBS manteve seu cronograma de investimentos em iniciativas sociais.
Confira as principais informações do Balanço Social 2009
Comunidade
Mais de R$ 20,5 milhões foram doados em mídia pelos veículos da RBS para ações de interesse público em diferentes áreas. Deste total, 32% foram destinados a campanhas ou projetos de Assistência Social, 18% à Saúde e 17% à Educação. Somente a campanha "Crack, Nem Pensar", bandeira institucional do
Grupo RBS, recebeu cerca de R$ 7 milhões em mídia doada.
Distribuição dos valores doados em mídia por tema
Área
|
Valor R$
|
Assistência Social |
6.554.405,40
|
Desenvolvimento Econômico e Regional |
1.140.853,00
|
Educação |
3.527.860,40
|
Esporte, Cultura e Lazer |
2.693.420,80
|
Meio Ambiente |
726.138,87
|
Saúde |
3.704.221,90
|
Segurança Outros |
1.266.226,17
940.058,96
|
Total |
20.553.185,50
|
O FunCriança, projeto que estimula os colaboradores da empresa a doarem até 6% do seu imposto de renda para projetos sociais cadastrados nos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente, totalizou cerca de R$ 314 mil em doações. O valor beneficiou 18 instituições e mais de 3,8 mil pessoas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina em 2009.
Colaboradores Em 2009, o
Grupo RBS investiu mais de R$ 84 milhões no desenvolvimento de seus colaboradores. Os recursos foram direcionados a capacitação, benefícios e ao Programa de Participação nos Resultados (PPR). Criado há mais de 10 anos como uma das formas de reconhecimento aos funcionários, o PPR atingiu 75% do quadro funcional, com a distribuição de mais de R$ 47 milhões no ano passado. A maioria dos colaboradores do Grupo RBS está na faixa dos 20 aos 34 anos, o correspondente a 56% do quadro funcional em 2009. Mais de 50% dos funcionários cursa ou já completou o Ensino Superior. O número de colaboradores portadores de deficiência (PPD) aumentou, passando de 1,4% em 2008 para 2,48% no ano passado.
Governo e Sociedade Em 2009, o
Grupo RBS arrecadou R$ 130,8 milhões em tributos, valor 34% superior ao ano anterior. A empresa também investiu cerca de R$ 700 mil em ações e projetos de interesse social por meio de leis de incentivos fiscais, mais que o dobro destinado a este fim em 2008. As ações e projetos em parceria com o poder público totalizaram R$ 2,4 milhões, através de mídia doada.
Ambiente A inauguração do Parque Gráfico
Jayme Sirotsky no dia 26 de junho de 2009 não só valorizou a mídia impressa como também colocou o
Grupo RBS em uma nova era de excelência gráfica. Além de possibilitar maior qualidade e agilidade na impressão de jornais, o complexo industrial - que recebeu investimentos de R$ 70 milhões - foi construído de acordo com as normas mais modernas de cuidados ambientais. O Parque Gráfico, cujo nome homenageia o Presidente Emérito da empresa, começou a sair do papel em 2006, com a aquisição do terreno de 13,6 mil metros quadrados, na Zona Norte de Porto Alegre. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2007. O acionamento do complexo industrial reforça o compromisso do Grupo RBS com a sustentabilidade, a tecnologia e a inovação.