Transmissões serão feitas de Porto Alegre, São Leopoldo, Uruguaiana, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, Recife e outras capitais
Mais uma vez, a Rádio Gaúcha bota o bloco na rua e faz uma grande cobertura do Carnaval pelo Brasil. Serão realizadas transmissões direto dos desfiles de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Leopoldo e Uruguaiana, que tem seu calendário diferenciado, o que fará a transmissão da emissora se estender até o último fim de semana de março. Na Central de Carnaval haverá acompanhamento do que rolar no Anhembi, em São Paulo, e na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis. Boletins de correspondentes contarão a folia de Salvador, Recife e outras capitais. Desde esta quarta-feira (2), Dia Nacional do Samba, o programa Gaúcha no Carnaval serve de aquecimento para os grandes desfiles que a Rádio vai transmitir nos 600AM e 93,7FM.
Multimídia
A Gaúcha terá um Carnaval multimídia. No Complexo Cultural Porto Seco e na Sapucaí haverá permanente atualização do site da emissora e dos blogs carnavalescos da RBS: Samblog, Carnaval RBSTV e o Chora Cavaco. Comunicadores especializados farão comentários em todas as frentes, em rádio, jornal e televisão. Os ouvintes poderão interagir pelo email carnaval@rdgaucha.com.br e pelo twitter @gauchacarnaval. Brasileiros de todos os cantos do mundo poderão acompanham as escolas de samba pelo www.radiogaucha.com.br, além das dezenas de emissoras da Rede Gaúcha Sat, canais de áudio da Net e da Sky e aplicativos do iPhone, Android e Blackberry.
Equipe
Serão 21 comunicadores e produtores na equipe de Carnaval, além de toda a estrutura de jornalismo da Gaúcha, operadores de externas, transmissores e central técnica. Em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, um serviço de som exclusivo permite separação de vozes, destaques para a bateria, isolamento de violões e cavaquinhos e mixagem a cada instante. Momentos especiais, como as arrancadas das escolas e a movimentação de entrada e saída dos espaços reservados para as baterias são registrados e servem de conteúdo para a avaliação dos comentaristas. Se uma escola alterar sua cadência, se o canto da escola tiver problemas e outras ocorrências serão acompanhadas de um jeito que só o rádio consegue fazer.
Programação das transmissões
- Sexta-feira (4) - Grupo Especial em Porto Alegre, Grupo Especial em São Paulo e escolas mirins no Rio de Janeiro. O Gaúcha Entrevista, às 16h, abre espaço para a equipe carnavalesca, o que se repete mais adiante, na cobertura de Uruguaiana, dias 24, 25 e 26 de março.
- Sábado (5) - Grupo Especial em Porto Alegre, Grupo Especial em Florianópolis, Grupo Especial em São Paulo e Grupo "A" no Rio de Janeiro.
- Domingo (6) - Grupo Especial no Rio de Janeiro e Grupo Intermediário "A" em Porto Alegre.
- Segunda-feira (7) - Grupo Especial no Rio de Janeiro e Grupo de Acesso em São Leopoldo.
- Terça-feira (8) - Apuração em Porto Alegre e em São Paulo, às 16 horas. À noite, Banda Saldanha em Copacabana e Grupo B na Sapucaí.
- Quarta-feira (9) - Apuração no Rio de Janeiro, às 16 horas.
- Sábado (12) - Noite das Campeãs em Porto Alegre e Rio de Janeiro. As transmissões noturnas sempre começam logo após a programação esportiva.
Programas de linha do jornalismo, como Gaúcha Hoje e Chamada Geral, apresentarão em suas edições reportagens e serviço de Carnaval.
Para o embalo dos ouvintes, nas janelas comerciais há o Cante o Samba com a Gaúcha. São clipes de áudio com os sambas de enredo das escolas que terão seus desfiles transmitidos.