Quinta edição do "Técnica Rural Especial: Caminhos do Algodão" mostra os cuidados para garantir a qualidade da fibra na hora da colheita
O Canal Rural exibe nesta quarta-feira, dia 14 de julho, o programa Técnica Rural Especial: Caminhos do Algodão. No programa, a equipe do Técnica Rural visita as fazendas que participam do projeto Caminhos do Algodão para mostrar as etapas que garantem uma fibra de qualidade, desde a lavoura até o beneficiamento. O programa será exibido às 7h, com reprise às 18h.
Depois de meses de dedicação e trabalho intenso para garantir uma boa produtividade das lavouras de algodão adensado, chega a hora da colheita. Assim como o algodão cultivado no sistema convencional, o adensado também exige um manejo adequado para evitar que a qualidade da fibra seja comprometida.
Este período requer cuidados especiais na lavoura e os operadores devem ter muita atenção na hora da colheita. No sistema adensado, a colheita é feita com plataformas stripper, diferentes das plataformas picker utilizadas nas lavouras convencionais. Esse é um dos assuntos da quinta edição do Técnica Rural Especial: Caminhos do Algodão.
O programa mostra ainda outro momento fundamental para a produção de algodão com qualidade: o beneficiamento. Especialistas falam sobre as adaptações que devem ser realizadas nas algodoeiras para evitar que a pluma sofra danos durante o processo, o que poderia comprometer os preços pagos pelo produto.
E para conhecer as principais características exigidas pelo mercado, a equipe de reportagem acompanhou as etapas da classificação da fibra, além de mostrar o caminho a ser percorrido pela cotonicultura brasileira para ganhar mais espaço no mercado internacional.
O projeto Caminhos do Algodão é gravado em fazendas da região Centro-Oeste do país. Com o patrocínio da FMC e apoio técnico da ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), do IMA (Instituto Matogrossense de Algodão) e da AMPA (Associação Matogrossense de Produtores de Algodão), o objetivo do programa é criar uma plataforma de comunicação que permita ao público conhecer as características da cultura do algodão, em específico do algodão adensado, e toda a evolução da safra 2010.
Os assuntos ligados ao projeto Caminhos do Algodão podem ser acompanhados também pela internet, na página: www.canalrural.com.br/caminhosdoalgodao.
É possível também esclarecer dúvidas, trocar experiências e participar de fóruns e chat com especialistas na comunidade virtual do projeto Caminhos do Algodão:
www.caminhosdoalgodao.com.br/comunidade.