Friday, 21 de January de 2011

Rota do arroz é a próxima aventura do "Expedições da Produção", no Canal Rural

Equipe percorreu toda a região sul do Rio Grande do Sul, principal produtor de arroz; programa tem como convidado especial o chef Anonymous Gourmet, que prepara uma deliciosa receita

Equipe percorreu toda a região sul do Rio Grande do Sul, principal produtor de arroz; programa tem como convidado especial o chef Anonymous Gourmet, que prepara uma deliciosa receita

O programa Expedições da Produção exibe neste domingo, dia 23 de janeiro, a segunda etapa do projeto. A equipe teve o desafio de retratar a cultura do arroz no maior polo produtor do Brasil: o Rio Grande do Sul. O programa das 8h30 às 9h vai mostrar em sua rota da as principais cidades produtoras de arroz como Camaquã, Pelotas, Eldorado do Sul, Pedro Osório, São Borja e Mostardas.

A bordo de duas picapes Nissan Frontier, a equipe do projeto Expedições da Produção, do Canal Rural, leva ao telespectador cenários repletos de beleza para mostrar os caminhos das principais produções agrícolas do país. Clóvis Chakal, que já apresenta no Canal Rural o programa Mundo 4x4, estará a frente desta aventura off-road. O projeto tem patrocínio da Nissan do Brasil e apoio técnico da BASF.

A aventura off-road do arroz começou pelo litoral norte do Estado do Rio Grande do Sul, na primeira região do país a receber o registro de Denominação de Origem (DO) para o grão. A certificação reconhece produtos cujas características se devem essencialmente ao meio geográfico. Com isso os produtores da região comprovam a qualidade única do produto. A nova medida deve gerar cerca de cinco mil empregos diretos e outros 20 mil indiretos.

Segundo estimativas do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), a região produz, anualmente, cerca de 600 mil toneladas de arroz e com a certificação, a meta é agregar valor ao produto, desenvolver a economia da região e até conquistar novos mercados.

A primeira safra do arroz com este selo deve chegar ao mercado em fevereiro de 2011 e a equipe do Canal Rural acompanhou de perto as percepções destes produtores e conhecer seus anseios, desafios e dificuldades.

Na região de Camaquã e Pelotas, no sul do Estado, a importância da rotação de culturas para um bom aproveitamento dos solos, o manejo de lavouras, a administração e distribuição correta do uso da água e o impacto do efeito La Niña na irrigação do arroz.

Em São Borja, fronteira oeste, a equipe encerrou a expedição em uma das principais indústrias do setor, referência em tecnologias para o beneficiamento do arroz: a Pirahy Alimentos, que produz o arroz Prato Fino - distribuído em diversas partes do país, mas com atuação destacada nos mercados de São Paulo e Minas Gerais.

O convidado especial do programa é o jornalista e chef de cuisine J.A. Pinheiro Machado, ou como é conhecido no Brasil, Anonymus Gourmet. O jornalista apresenta diariamente o programa "Anonymus Gourmet" nas manhãs do Canal Rural, sempre a partir das 11h.

Sobre o Expedições da Produção

Ao logo de três meses, Chakal e a equipe do Expedições da Produção contam histórias surpreendentes e recheadas de personagens, tudo relacionado a cinco das principais culturas do país: cana-de-açúcar, arroz, café, algodão e soja. Em cada aventura a equipe contará com a consultoria de um agrônomo da BASF especializado na cultura abordada, e também convidados especiais.

Para acompanhar a aventura, o público pode seguir o trabalho da equipe no site do projeto (www.canalrural.com.br/expedicoesdaproducao), onde há também o link para o perfil no Twitter. É possível acompanhar quase em tempo real o deslocamento dos aventureiros, postar comentários, enviar sugestões e encontrar informações de serviços das cidades pelas quais