Nossa História
Nossa história nasceu da paixão de um empreendedor e visionário: Maurício Sirotsky Sobrinho. De sua paixão pela comunicação e de seu talento para os negócios surgiu o Grupo RBS, uma das maiores empresas de comunicação multimídia do Brasil. Seus sucessores, Jayme Sirotsky, Nelson Sirotsky, Eduardo Sirotsky Melzer e Claudio Toigo, ampliaram seu legado de paixão, ousadia e pioneirismo consolidando a marca na liderança da área de comunicação no Rio Grande do Sul, produzindo jornalismo e entretenimento em rádio, televisão, jornal, plataformas digitais e eventos.
Inspirados por nosso fundador, acreditamos que o crescimento só é possível se considerar a dimensão humana. Nós acreditamos que, junto com as pessoas, podemos fazer a diferença e construir uma sociedade melhor. Todos os dias, nós nos entregamos de corpo e alma para contar histórias verdadeiras e emitir opiniões relevantes. Esta é a nossa essência. Nossa paixão. Por meio do jornalismo e do entretenimento, conectar os gaúchos e contribuir para uma vida melhor.
A filosofia que implantamos, ao longo do tempo, foi manter os olhos abertos a esta evolução tão acelerada, acompanhando o desenvolvimento tecnológico sem perder de vista a dimensão humana.
Maurício Sirotsky Sobrinho associa-se à Rádio Gaúcha. É o início da RBS.
Elis Regina assina o primeiro contrato de sua carreira, na Rádio Gaúcha.
Jayme Sirotsky (dir.) associa-se ao irmão Maurício (esq.), na Rádio Gaúcha.
Inauguração da TV Gaúcha.
TV Gaúcha associa-se à Rede Globo de Televisão.
Fernando Ernesto Corrêa (dir.) torna-se sócio de Maurício (centro) e Jayme (esq.).
Inauguração da TV Caxias, atual RBS TV Caxias. É o começo da Rede Regional de Televisão.
É adquirido o jornal Zero Hora.
Jornal Zero Hora passa a ser impresso em rotativa offset e começa a usar cores em suas edições.
Surge o Sala de Redação, na Rádio Gaúcha. É hoje o mais antigo programa de rádio que ainda está no ar.
Incêndio destrói parcialmente as instalações da Rádio e TV Gaúcha.
Incêndio destrói parte do prédio de Zero Hora, mas o jornal não para de funcionar.
Inauguração da Rádio FM Gaúcha Zero Hora, atual Atlântida FM Porto Alegre.
Inauguração da TV Catarinense, atual RBS TV Florianópolis.
Inauguração TV Santa Catarina, atual RBS TV Joinville.
A Rádio Farroupilha é adquirida pela RBS. Na foto, o Programa de Sérgio Zambiasi, em 1983.
24 de março de 1986 - Morre Maurício Sirotsky Sobrinho, fundador da RBS.
Jayme Sirotsky assume a presidência da RBS.
Inauguração do Diário Catarinense. Ao centro, Esperidião Amin Helou Filho, Governador de Santa Catarina na época. À direita, o então Presidente da RBS, Jayme Sirotsky.
A primeira edição do jornal Diário Catarinense.
A Fundação RBS, criada em 1982, muda seu nome para Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Na foto, Ione Sirotsky, viúva de Maurício Sirotsky Sobrinho.
Criação da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.
Inaugurada a RBS TV Santa Cruz.
Nelson Sirotsky assume a presidência da RBS.
RBS TV Santa Rosa é inaugurada.
Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, é adquirido pela RBS.
Incorporação do Jornal Pioneiro, de Caxias do Sul.
Coquetel de lançamento TVCOM, na Usina do Gasômetro.
É realizada a 1º edição do Planeta Atlântida, no Rio Grande do Sul.
Lançamento do Canal Rural.
Lançamento do Diário Gaúcho.
Show de Jô Soares na inauguração da TVCOM em Santa Catarina.
É lançado o jornal Diário de Santa Maria.
Lançado o jornal Hora de Santa Catarina.
Jornal A Notícia, de Joinville, é incorporado à RBS.
Exposição interativa “No Ar 50 anos”, na Usina do Gasômetro, celebra os 50 anos do Grupo RBS.
Exposição interativa “No Ar 50 anos”, na Usina do Gasômetro, celebra os 50 anos do Grupo RBS.
Exposição interativa “No Ar 50 anos”, na Usina do Gasômetro, celebra os 50 anos do Grupo RBS.
Exposição interativa “No Ar 50 anos”, na Usina do Gasômetro, celebra os 50 anos do Grupo RBS.
O portal Hagah é lançado.
Lançamento do sinal digital pela RBS TV.
Rádio Gaúcha chega também ao FM.
Comemoração de 30 anos do Grupo RBS em Santa Catarina.
Show do Roberto Carlos em comemoração aos 30 anos do Grupo RBS em Santa Catarina.
Lançamento da Campanha Crack Nem Pensar. Na foto, a Redação de Zero Hora.
Inauguração do Parque Gráfico Jayme Sirotsky, em Porto Alegre.
Lançamento do Instituto Crack Nem Pensar.
Inauguração da nova sede do Grupo RBS em Florianópolis, SC.
Inauguração da Unidade de Desenvovimento de Produtos Digitais no Tecnopuc da PUCRS.
Lançamento da RBS Eventos.
Eduardo Sirotsky Melzer assume Presidência Executiva do Grupo RBS. Nelson Sirotsky torna-se Presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS.
Lançamento da e.Bicks, empresa digital do Grupo RBS.
Estreia da Rádio Gaúcha Santa Maria (RS) e da Rádio Gaúcha Serra (em Caxias do Sul, RS).
Lançamento da bandeira institucional "A Educação Precisa de Respostas".
Lançamento do Prêmio RBS de Educação, realizado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.
Rádio Gaúcha inaugura o mais moderno estúdio de rádio da América Latina.
Grupo RBS apresenta o The Communication (R)Evolution, estudo inédito sobre o futuro da comunicação.
Lançamento da 1ª edição do VOX, evento que estimula reflexões sobre a comunicação a partir do compartilhamento de conteúdo e experiências. Na foto, Luciano Huck, um dos palestrantes.
Comemoração dos 50 anos de ZH.
Expansão da Rádio Farroupilha para o FM.
Lançamento do Propósito do Grupo RBS com o posicionamento “Informar é Transformar”.
Lançamento do Octo, pluricanal de informação e entretenimento.
3ª edição do Prêmio RBS de Educação e Logus – A Saga do Conhecimento.
Mudanças na estrutura organizacional: Eduardo Sirotsky Melzer passa a acumular a presidência do Conselho de Administração e do Grupo RBS, e Claudio Toigo Filho assume como Presidente Executivo – CEO das empresas de mídia.
Zero Hora lança novo posicionamento e reforça compromisso com os gaúchos.
ZH lança superedição de fim de semana e novas plataformas digitais.
Grupo RBS inaugura o bar temático Gaúcha Sports Bar.
Grupo RBS lança bandeira Segurança Já para abordar tema sobre violência.
Grupo RBS lança o Grupo de Investigação (GDI), focado em jornalismo investigativo.
Grupo RBS apresenta mudança de estratégia e nova estrutura organizacional.
Novos estúdios da Atlântida, 102.3 e Farroupilha são construídos na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre.
O Grupo RBS completa 60 anos com celebração para colaboradores e conteúdo editorial especial. A data marca o lançamento do novo posicionamento da RBS, que tem como propósito fazer jornalismo e entretenimento que conectam os gaúchos e contribuem para uma vida melhor.
Lançamento de GZH, jornal digital do Grupo RBS.
Lançamento do AHEAD!, projeto de conteúdo para discutir a comunicação contemporânea.
Grupo RBS lança o Persona, estudo inédito para revelar o perfil e os hábitos de consumo dos gaúchos
Anteriormente Itapema, rádio passa a se chamar 102.3
Ancorada nos hits populares do momento, entra no ar a 92, a nova aposta do Grupo RBS em rádio de entretenimento
Inauguração da ATL House, espaço de experiência e extensão da marca Atlântida une inovação e interatividade num local jovem e moderno.
Lançamento do RBS Vozes, modelo de atuação que conecta comunicadores do Grupo RBS e influenciadores gaúchos com público e com as marcas.
Redação integrada é inaugurada. Espaço onde trabalham os jornalistas de Zero Hora, Gaúcha, GaúchaZH e Diário Gaúcho foi modernizado para proporcionar mais agilidade e integração, desenvolvimento de novos conteúdos e oportunidades aos profissionais.
A gente vive junto: Grupo RBS fortalece conexão com o público com lançamento de novo posicionamento de marca.
Grupo RBS comunica novo posicionamento B2B para o mercado.
Cápsula, novo estudo comportamental da RBS, é lançado para o mercado.
Eduardo Sirotsky Melzer deixa suas funções executivas no Conselho de Administração. Com isso, o CEO da companhia, Claudio Toigo Filho, amplia sua atuação, reportando-se diretamente ao Conselho de Acionistas do Grupo RBS.
Mais de 75 mil pessoas aproveitaram a 25ª edição do festival, última edição presencial pré-pandemia, curtindo 22 horas de música, em três palcos.
Anteriormente GaúchaZH, jornal digital do Grupo RBS lança novo posicionamento e passa a se chamar GZH.
Evolução do posicionamento lançado em 2019, Grupo RBS lança campanha protagonizada pela conexão do público com as marcas do portfólio, evidenciada pelo conceito “A gente {vive} junto”.
Pioneiro passa a contar com nova experiência digital, com migração da versão online do jornal para GZH.
A mobilização #juntoscontraovírus do Grupo RBS, lançada em março de 2020, contemplou inúmeras ações editoriais e 18 fases de comunicação publicitária, buscando valorizar o jornalismo profissional, a atuação dos profissionais da saúde, as boas notícias, o equilíbrio entre saúde e economia, a responsabilidade individual, entre outros temas.
Destemperados abre as portas de seu novo local de conexão com o público no Barra Shopping, em Porto Alegre.
Grupo RBS anuncia investimento de R$ 63 milhões em canais de distribuição de rádio, televisão e plano para acelerar tendências da comunicação.
Com apoio do Grupo RBS, movimento Gaúchos Unidos pela Vacina arrecada mais de R$ 1 milhão em doações para o combate da pandemia da Covid-19.
A rádio Gaúcha foi a única emissora licenciada do sul do país presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em uma cobertura integrada dos veículos do Grupo RBS, os gaúchos puderam acompanhar todas as emoções das competições com um olhar local.
Rádio Gaúcha celebra 95 anos e renova posicionamento de marca.
Reforçando o investimento em jornalismo, o Grupo RBS envia o jornalista internacional Rodrigo Lopes ao Leste Europeu para acompanhar o conflito em 11 dias de cobertura
Jornada esportiva da Gaúcha ganha versão digital.
Fenômeno de audiência e popularidade no Estado, o Pretinho Básico completa 15 anos de história trazendo humor e entretenimento para o público.
No dia do aniversário de Porto Alegre, o Jornal do Almoço foi apresentado na Praça Montevidéu, em frente ao Paço Municipal. O programa contou com apresentação do concerto da Ospa e um bolo para celebrar, além do aniversário da Capital, os 50 anos do programa.
Conheça nosso posicionamento