Wednesday, 27 de March de 2024

O que é branded content?

Entenda como essa estratégia potencializa o relacionamento entre marcas e consumidores
O que é branded content?

Pode parecer clichê, mas quando Bill Gates disse a célebre frase “Conteúdo é rei”, ele não estava de brincadeira. Hoje, o chamado branded content é uma das principais estratégias de marketing e comunicação para criar conexões mais espontâneas entre marca e público.

Diferentemente dos anúncios patrocinados e da publicidade tradicional, o branded content tem a informação e a relevância como valores essenciais. O objetivo dessa estratégia é muito mais do que passar uma mensagem de venda, pois trata-se de oferecer conteúdo verdadeiramente útil e interessante à realidade do consumidor.

O post em blog é uma das dinâmicas mais comuns. Aqui, o conteúdo em texto é planejado para levar utilidade, dicas e insights pertinentes para o público-alvo da marca – com a abordagem de venda em segundo plano. Porém, existe uma série de outras possibilidades, entre elas podcasts, aplicativos, webinars, newsletter, webséries e até mesmo produção ou patrocínio de eventos.

Além da melhora do relacionamento com o público, há o aumento da autoridade da marca nos assuntos relevantes para o mercado e o consumidor. Isso abrirá oportunidades para o negócio se posicionar como referência. Manter esse movimento de maneira contínua ainda contribui para potencializar a presença digital e a fidelização de clientes.

Embora o cenário seja positivo, vale ter em mente que o sucesso do branded content depende do quanto a marca entende seu público-alvo. Esse conhecimento é importante para definir formatos, tom e plataformas mais adequados para trabalhar cada campanha.