O podcast já é uma mídia familiar ao ouvido do brasileiro. Em uma pesquisa da Statista Consumer Insights, o Brasil aparece no topo do ranking de ouvintes ocasionais (até 10 horas semanais) e frequentes (mais de 11 horas semanais). Diante da popularidade, o formato ultrapassou o entretenimento e consolidou-se como um canal estratégico de marketing.
Esse tipo de conteúdo pode auxiliar as marcas a construir autoridade, fortalecer o relacionamento com o cliente, gerar leads qualificados, influenciar decisões de compra e muito mais. Um estudo da Adobe revelou que empresas tiveram aumento médio de 38% na receita após lançar um programa, enquanto 78% afirmam que a estratégia atingiu ou superou o Retorno Sobre o Investimento (ROI).
Formato versátil e amplo
Se o objetivo é construir autoridade e fortalecer a marca, ações como conteúdo educativo e storytelling têm potencial para humanizar a empresa e fomentar a confiança do consumidor.
Para aumentar vendas diretas, por sua vez, vale criar ofertas exclusivas para ouvintes e anúncios nativos personalizados – os chamados host-read ads –, que são lidos pelo apresentador (ou host).
O podcast também é efetivo em diferentes momentos do funil de venda. Conteúdos mais amplos e diversos são boas ferramentas de atração (topo). Estudos de caso e entrevistas com clientes são valiosos para amparar o público no momento da consideração (meio). Já demonstrações de uso e soluções de problemas na prática podem inspirar a decisão de compra (fundo).
Vale destacar que, além de criar o próprio podcast, é possível anunciar em programas existentes. No primeiro caso, as vantagens são controle total da marca e conteúdo proprietário, além do relacionamento profundo com a audiência. Na segunda dinâmica, os pontos altos são o alcance imediato e o teste rápido da efetividade de uma mensagem ou oferta.
Ferramenta poderosa para todos os nichos
O podcast tem características únicas que o diferenciam de outros formatos dentro do marketing digital. O primeiro ponto é o tempo de atenção, que é muito maior do que um post nas redes sociais, por exemplo. Outra vantagem é a relação de confiança e intimidade que o ouvinte constrói com o apresentador. Com isso, os anúncios soam como recomendações, em vez de propagandas.
Existem diversos cases de sucesso no mercado. A L’Oréal lançou o podcast “This Is Not a Beauty Podcast” para contar histórias inspiradoras no universo de beleza e cultura – posicionando-se como líder de pensamento e construindo relacionamentos mais próximos. Já a Gatorade criou o “The Secret to Victory” para expor as etapas que levam um atleta à vitória, reforçando seus valores como uma marca de desempenho e superação de desafios.
Ficou interessado? O Grupo RBS conta com diversos podcasts dentro de segmentos variados. Por meio de um time de especialistas, é parceiro estratégico de marcas que desejam fortalecer suas ações de comunicação por meio dessa mídia tão promissora.
Potencialize seu negócio com a força do Grupo RBS
Clique aqui e descubra como a nossa audiência pode impulsionar a sua marca!