O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul na quinta-feira (15) e na sexta-feira afetou direta ou indiretamente 2,1 milhões de pessoas, causando pelo menos 13 mortes e deixando milhares de desabrigados em diferentes municípios. Para atualizar o público sobre a situação nas cidades mais atingidas e mostrar como ajudar as famílias que perderam tudo com a chuva e os fortes ventos, a RBS TV transmitiu neste domingo (18) um programa especial com a cobertura da tempestade que causou mortes e destruição. A edição se soma a uma frente de ações do Grupo RBS para informar e mobilizar a população neste momento difícil para os gaúchos, e que inclui ainda o lançamento da campanha #ajudariogrande.
Para incentivar a adesão do público, a RBS TV está transmitindo, em sua programação, um vídeo conduzido por Marco Matos que indica os principais canais de emergência para quem precisa de ajuda e informa sobre os locais de doação e os donativos mais importantes neste momento para quem quer ajudar. Essas mesmas informações estão sendo veiculadas na rádio Gaúcha por meio de um spot e em anúncios nos jornais Zero Hora e Pioneiro, bem como reforçadas na cobertura editorial. O serviço completo também pode ser encontrado nas matérias do g1 RS e de GZH.
Reafirmando essa rede de apoio, foi ao ar no domingo (18), logo após o Fantástico, o programa Ajuda Rio Grande. O especial mostrou repórteres in loco nas cidades mais atingidas, trazendo ainda a previsão do tempo para os próximos dias.
Com ampla cobertura editorial, todos os veículos da empresa estão trabalhando para atualizar o público sobre os estragos causados pelo ciclone e a mobilização das autoridades e da sociedade civil para melhor atender aos afetados pelo fenômeno climático. As equipes de GZH, Zero Hora, Diário Gaúcho, RBS TV e g1 RS acompanham a busca pelos desaparecidos e monitoram pontos de alagamento, bloqueios de rodovias, deslizamentos, queda de árvores, falta de água e luz, aulas suspensas e serviços de saúde afetados.