Monday, 3 de April de 2023

RBS Ventures anuncia investimento na rede de saúde Salute

Media Capital da RBS aportará R$ 10 milhões em mídia e recursos financeiros para impulsionar o plano de expansão da marca
RBS Ventures anuncia investimento na rede de saúde Salute

A RBS Ventures, media capital do Grupo RBS, vai investir na rede de cuidados em saúde Salute. O aporte de R$ 10 milhões, uma combinação entre recursos financeiros e investimento em mídia, foi anunciado em primeira mão na última sexta-feira, durante a realização do South Summit Brazil. A negociação foi fechada a partir da crença de que a comunicação, expertise da RBS, pode impulsionar o crescimento do negócio, contribuindo na ampliação da base de assinantes e consolidando o modelo de negócio da rede de saúde, além de fortalecer a marca. A parceria prevê à Ventures, empresa liderada pelos sócios-fundadores Mauricio Sirotsky Neto e Fernando Tornaim, uma cadeira no board da Salute. 

Com uma receita anual de mais de R$ 50 milhões, a Salute conta com nove clínicas que oferecem consultas especializadas a mais de 60 mil pessoas na Região Metropolitana de Porto Alegre - e previsão de abertura de outras duas unidades em breve - e também um clube de assinaturas para atendimento médico de alta qualidade com foco principal em quem não possui cobertura de planos de saúde. O investimento da RBS Ventures, que contou com assessoria financeira da Píer Partners, terá papel fundamental para apresentar o serviço a novos públicos, ajudando a atrair associados e a potencializar a rede de clínicas físicas. 

– Vemos um valor muito grande na parceria com a Ventures para o nosso plano de expansão. Acreditamos que não só a exposição em programas e horários qualificados, mas toda a expertise em comunicação e performance do Grupo RBS vão ajudar muito neste momento em que estamos chegando a várias cidades que ainda não conhecem o nosso trabalho, que é diferenciado. Por fim, as pessoas envolvidas no negócio, em especial Mauricio e Tornaim, tenho certeza de que têm muito a nos ajudar, agora como nossos sócios – destaca o fundador e presidente executivo do Conselho da Salute, Rafael Sá. 

Por ter na mídia seu principal ativo para potencializar negócios, a RBS Ventures diferencia-se dos fundos de venture capital tradicionais, podendo oferecer a suas investidas a visibilidade e a expertise de um dos maiores grupos de comunicação do país. Em operação desde setembro, a media capital busca expandir a atuação do Grupo RBS para outros segmentos e ampliar o alcance e a liderança da empresa a partir da força da comunicação, em digital, rádio, TV e jornais, contando com grandes índices de audiência e alta penetração em diferentes públicos e mercados. Entre as empresas investidas pela RBS Ventures, está uma das principais plataformas de games do Brasil, a Player 1 Gaming Group, em sociedade com a Globo Ventures, além da exclusividade comercial na Arena do Grêmio e no Estádio Beira-Rio.  

– A RBS Ventures tem a missão de contribuir com nosso Estado por meio do empreendedorismo e da inovação. Então, estamos muito empolgados com a oportunidade de investir em uma empresa gaúcha, com um modelo de negócio inovador e atuação em um setor tão relevante para a sociedade. Tenho certeza de que esta parceria será um sucesso e que, juntos, vamos conseguir levar atendimento médico a um preço acessível a ainda mais pessoas, aumentando a capilaridade e o impacto da Salute no Rio Grande do Sul – afirma Mauricio Sirotsky Neto. 

A exemplo de outros players nacionais, como a Globo Ventures, a RBS Ventures também vai lançar novos modelos de negócio em comunicação e experiência. Um dos primeiros, já em fase de concepção e lançamento previsto para os próximos meses, trata-se de uma aposta no mercado de creators. Com mais de 150 negócios no pipeline para avaliação, a RBS Ventures está presente em grandes fóruns e eventos de inovação, como ocorreu South Summit, e aproximando-se de ecossistemas locais, como o Instituto Caldeira, e polos tradicionais de desenvolvimento de negócios, como os parques Tecnopuc, da PUCRS, e Tecnosinos, da Unisinos, para aumentar sua visibilidade e capacidade de prospecção. Também atua em conjunto com outros fundos para avaliar possibilidades como parceiro de media capital, com foco em iniciativas que façam sentido para o core business do Grupo RBS e que, nesta primeira etapa, estejam voltadas ao público gaúcho. 

– A partir do anúncio de mais um investimento da RBS Ventures, seguimos consolidando um modelo sustentável de investimentos em série, equilibrando com a capacidade de acompanhamento e desenvolvimento de cada um dos negócios investidos. Ainda neste ano, teremos o anúncio de relevantes negócios que estejam alinhados às nossas premissas de investimento – diz Fernando Tornaim. 

Para o futuro, o objetivo da RBS Ventures é consolidar uma atuação nacional, buscando conexão com outros ecossistemas. A partir desta frente, o Grupo RBS, com seus 65 anos de história, passa a ocupar uma posição única e privilegiada de investidor no sul do país. Além da media capital, a empresa conta hoje com a RBS TV, afiliada da Globo, e suas 11 regionais, cinco rádios, três jornais, e diversos veículos digitais. Recentemente, o grupo também iniciou um novo ciclo de expansão para o interior do Rio Grande do Sul, com o lançamento de GZH Passo Fundo, que pretende gerar conteúdo hiperlocal e ser o embrião de outras iniciativas semelhantes de aceleração de projetos no ambiente digital. 

 

A Salute 

  • Há mais de 20 anos no mercado, a rede de cuidados com a saúde oferece atendimento médico em mais de 20 especialidades e mais de mil opções de exame de forma acessível, inclusive para quem não tem plano de saúde. 
  • Conta com nove unidades na Região Metropolitana de Porto Alegre. São cinco clínicas na Capital, uma delas com atendimento 24 horas, e as demais em Gravataí, Canoas, Alvorada, Cachoeirinha. Em breve, serão abertas mais duas unidades, localizadas em Esteio e São Leopoldo. 
  • A Salute também oferece um Clube de Assinaturas, com foco em serviços médicos de alta qualidade com valores acessíveis. 
  • Com mais de 60 mil clientes, a rede de saúde fatura mais de R$ 50 milhões ao ano.