Wednesday, 10 de December de 2014

Veículos do Grupo RBS são reconhecidos no 31º Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo

Entrega dos prêmios ocorre na noite desta quarta-feira (10) no auditório da OAB, em Porto Alegre

Logo_Grupo_RBSZero HoraGaúcha, Diário Gaúcho e TVCOM estão entre os reconhecidos do 31º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos e pela OAB/RS, com o apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (RS e Brasil). A premiação tem como objetivo estimular o trabalho dos profissionais do jornalismo na denúncia das violações e na vigilância ao respeito dos Direitos Humanos.

O Diário Gaúcho foi um dos destaques na categoria Especial - Segurança Pública: Padrão Ditadura em plena democracia. A reportagem “Preto, Pobre e na Vala”, trabalho do repórter Eduardo Colvara Torres, ficou em 2º lugar. Eduardo também recebeu Menção Honrosa com o trabalho “O medo de ser a próxima vítima”, publicado em 6 de maio deste ano.

Na categoria Rádio, a Gaúcha Zona Sul ficou em 3º lugar com a reportagem “Chácara da Porrada”, realizada em Pelotas. Eduardo Matos, repórter da Gaúcha, recebeu menção honrosa com o trabalho “Refugiados”.

A reportagem “50 anos do Golpe Militar: apoio civil e resistência armada”, de Zero Hora, publicada em 30 de março deste ano, também recebeu menção honrosa na categoria Online. Os repórteres Humberto Trezzi e Carlos Rollsing ficaram em segundo lugar na categoria Reportagem, com o trabalho “Os Novos Imigrantes”.

O documentário “Porto Alegre, o Mapa da Repressão”, da TVCOM, recebeu menção honrosa na categoria Televisão. Exibido em 18 de abril, marcando os 50 anos do golpe-civil que derrubou o governo João Goulart, a produção levou militantes e vítimas da repressão para uma viagem ao passado e aos locais da capital gaúcha onde foram presos e torturados.

A entrega do 31º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo será entregue nesta quarta-feira (10), às 20h, no auditório da OAB/RS, em Porto alegre.