Wednesday, 21 de November de 2012

Zero Hora promove terceira edição especial do Café ZH

Colunistas e editores saem da redação para receber leitores e fontes nesta quinta-feira (22) na Capital

Colunistas e editores saem da redação para receber leitores e fontes nesta quinta-feira (22) na Capital

O Du'Attos Restaurante Multipalco, anexo ao Theatro São Pedro, localizado na Praça Marechal Deodoro no Centro de Porto Alegre, vai sediar a terceira edição do Café ZH, evento que reúne jornalistas com leitores e fontes. O encontro está marcado para esta quinta-feira (22), às 17h, e a programação poderá ser acompanhada ao vivo no local, em zerohora.com ou nas redes sociais.

Colunistas e editores de todas as áreas do jornal serão os anfitriões. Entre um café e outro, os jornalistas saem da Redação para trocar ideias, receber sugestões de pautas e ouvir o que os leitores têm a dizer. O encontro especial recebe também autoridades e personalidades de Porto Alegre que participam de entrevistas ao vivo. Para esta edição, estão programados talk shows com o governador Tarso Genro, o prefeito José Fortunati e a escritora Martha Medeiros. O encerramento será um pocket show com o músico Renato Borghetti.

Além dos entrevistados, já confirmaram presença Ricardo Russowsky, presidente da Federasul, Heitor José Müller Enir, presidente da Fiergs, Paulo Odone, presidente do Grêmio, Jorge Avancini, diretor executivo do Internacional, Mauro Zacher, presidente da Câmara dos Vereadores, Odir Tonollier, Secretário da Fazenda do Estado, Eduardo de Lima Veiga, procurador-geral de Justiça, e o desembargador Túlio Martins, representando o presidente do Tribunal de Justiça. Coordenadores dos cursos de Jornalismo do IPA, Unisinos e ESPM e estudantes da Feevale também estarão presentes. A área cultural também marca presença com Eva Sopher, Leandro Selister e Andre Venzon, entre outros. Entre os jornalistas estarão presentes David Coimbra, Ricardo Chaves, Célia Ribeiro, Gabrieli Chanas e Milena Fischer.

A terceira edição do Café ZH especial tem apoio da Get Áudio.

Programação

17h30: Tarso Genro e Bela Hammes - A colunista do Informe Econômico de ZH, Maria Isabel Hammes, atua na Economia de Zero Hora há 24 anos. Foi repórter, chefe de reportagem, editora do caderno de Economia e atualmente é editora executiva da área. No encontro com o governador Tarso Genro, a jornalista pretende abordar a crise do Estado.

– Este já é o terceiro Café ZH especial. E, em todos eles, recebemos sugestões de matérias interessantes de leitores. Também é importante a visita de autoridades do governo e de empresários que nos adiantaram negócios em andamento que, depois, se confirmaram – conta Bela.

18h: José Fortunati e Rosane de Oliveira - A jornalista Rosane de Oliveira recebe o prefeito da Capital no Café ZH. A jornalista está no Grupo RBS desde 1992, onde acumula as funções de colunista de ZH, apresentadora do Gaúcha Atualidade e comentarista da TVCOM. Ela pretende surpreender José Fortunati com perguntas sobre Porto Alegre.

– Participo sempre deste evento, pois é mais uma chance de sentar e conversar de perto com leitores e fontes. Este relacionamento é muito importante para um jornalista – diz Rosane.

18h30: Martha Medeiros e Cláudia Laitano - Editora da área cultural de Zero Hora, Cláudia Laitano está no jornal há 25 anos. Cronista e escritora, é autora da coletânea de crônicas "Agora Eu Era" (Editora Record) e o recém lançado Meus livros, meus filmes e tudo mais (L&PM). A obra e o cotidiano de Martha Medeiros serão os pontos altos da conversa programada para o evento.

– Martha é uma pessoa interessante, simples e vai render uma boa conversa. O Café ZH é um espaço para isso e uma oportunidade também de nos surpreendermos com nossos leitores – afirma Cláudia.

Como participar

Interessados em comparecer ao evento devem confirmar presença pelo e-mail cafezh@zerohora.com.br.

Quem quiser fazer perguntas para os entrevistados dos talk shows (Tarso Genro, José Fortunati e Martha Medeiros) ou sugestões aos jornalistas entrevistadores, pode enviá-las via twitter usando a hashtag cafeZH. Elas serão selecionadas e respondidas no jornal impresso de sexta.

Como chegar: estacionamento com elevador para o espaço Multipalco (Rua Riachuelo, 1.089).

Café ZH

O evento nasceu nos cadernos de bairros de ZH com o objetivo de aprofundar o vínculo com os leitores e incentivar o jornalismo hiperlocal. A primeira edição ocorreu em fevereiro de 2010. No mesmo ano, ZH se mobilizou para o primeiro Café ZH Especial, envolvendo toda a Redação no Foyer do Theatro São Pedro. O Café ZH segue ocorrendo mensalmente nos bairros da Capital. Em 2011, o tradicional Chalé da Praça XV recebeu os jornalistas e seus convidados na segunda edição especial do evento.