Com 24 páginas, edição especial composta por 130 trabalhos está encartada no jornal nesta segunda-feira (19)
O jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, encarta nesta segunda-feira (19) mais uma edição do projeto Jornalista por um Dia. Os alunos enviaram textos, charges, fotos ou ilustrações relacionadas a editorias publicadas normalmente pelo jornal, totalizando mais de 8 mil trabalhos. Desses, a coordenadora editorial do projeto, Vania Espeiorin, selecionou 130 para serem publicados. O resultado é um caderno especial, com 24 páginas, todo produzido pelos estudantes.
Com esse projeto, desenvolvido há 16 anos, o jornal pretende estimular a leitura entre crianças e adolescentes, contribuindo para uma educação de qualidade no país. Neste ano, o projeto recebeu uma comenda do júri da Associação Mundial de Jornais (World Association of Newspapers and News Publishers – WAN-IFRA). O Foca – apelido do projeto em referência ao jargão que identifica jornalistas iniciantes – foi destaque na categoria Projetos de Excelência Contínua do prêmio destinado a ações que estimulam a leitura entre os jovens. A comenda foi recebida pelo diretor regional da RBS Caxias, Norton Fabrizzio Faria Sandri, em Bangcoc, na Tailândia, em julho deste ano.
– Este é um programa extremamente completo que incentiva os alunos a aprender fazendo, não apenas relatando, mas empregando todas as etapas de produção de uma notícia – disse a diretora executiva da Associação Mundial dos Jornais, Aralynn Abare McMane, ao anunciar a conquista da comenda ao editor-chefe do Pioneiro, Roberto Nielsen.
Confira a versão virtual do caderno no site do Pio: http://migre.me/bXdZN.