Governança Corporativa | Grupo RBS

Governança Corporativa

Empresa de controle familiar, o Grupo RBS desde muito cedo reconhece a relevância e desenvolve sua governança corporativa, seguindo os princípios da transparência e orientado pelas melhores práticas. A governança da RBS é estruturada a partir da interação harmônica entre os três círculos: propriedade, família e empresa. Como reconhecimento, recebeu os prêmios do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa 2006 – Empresa não listada e The Family Business Management Excellence Award (agosto de 2007), do Owner Management Business Institute. O Conselho de Administração e o Conselho de Acionistas do Grupo RBS se reúnem em um único fórum, mensalmente. Os membros dos dois fóruns são os mesmos, incluindo acionistas e conselheiros externos. O CAD e o CAC acompanham a execução das políticas por eles estabelecidas e são responsáveis pela definição da estratégia de longo prazo da companhia. A gestão do Grupo RBS é exercida pela Diretoria Executiva, composta por 6 membros.
diagrama

Conselho de Administração e Acionistas

  • Carlos Melzer
  • Eduardo Sirotsky Melzer (Presidente)
  • Geraldo Corrêa
  • Gilberto Meiches (Presidente do Conselho de Acionistas)
  • Ibanor Polesso (Secretário)
  • Jayme Sirotsky
  • Luiz Lima
  • Marcelo Sirotsky
  • Nelson Pacheco Sirotsky
  • Pedro Sirotsky
  • Sônia Sirotsky

Diretoria Executiva

<a href='http://www.gruporbs.com.br/quem-somos/ceo-claudio-toigo-filho' title='Claudio Toigo (CEO DE MÍDIAS DO GRUPO RBS)'>Claudio Toigo (CEO DE MÍDIAS DO GRUPO RBS)</a>

Claudio Toigo Filho é CEO de Mídias do Grupo RBS desde dezembro de 2015, quando deixou o cargo de vice-presidente de Finanças. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é pós-graduado em finanças pela PUC-RS. Tem MBA pela University of Southern Califórnia (EUA) e curso de especialização pela London Business School (Londres). Participou do Jim Collins Lab, no Colorado (EUA) e de projetos com renomados especialistas em gestão, entre os quais Ram Charan e John Davis. Tem vasta experiência na gestão de negócios, tendo passado por diversos cargos de liderança em empresas do Grupo, além de entidades de classe, tais como AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão) e ARP (Associação Riograndense de Propaganda). No Terceiro Setor, colabora com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Andiara Petterle
Andiara Petterle

Empreendedora e executiva do mercado digital desde 1998, Andiara Petterle é vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS. Foi diretora-executiva de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da e.Bricks Digital, empresa de investimentos no setor digital, atuando como executiva e conselheira de diversas empresas de tecnologia, e-commerce e mídia no Brasil. Foi fundadora do Grupo Bolsa de Mulher – uma das maiores empresas de mídia digital feminina da América Latina –, CEO da Predicta e de outras empresas digitais no país. Fez graduação e mestrado na PUC-RJ em Comunicação Social. Foi pesquisadora convidada da Brown University e participou de programas de formação de negócios na Harvard Business School e Stanford University Graduate School of Business.

Marcelo Pacheco
Marcelo Pacheco

Marcelo Pacheco é vice-presidente de Mercado do Grupo RBS. Formado em Engenharia Eletrônica no Instituto Mauá de Tecnologia, tem pós-graduação em Marketing na ESPM e participou de diversos programas internacionais de formação em gestão, estratégia e inovação. Somando 16 anos em posições de alta gestão em áreas de Vendas, Marketing e Desenvolvimento de Negócios, Marcelo foi executivo do Grupo Abril, da ESPN e, até o fim de 2016, atuou como diretor de Negócios do Facebook Brasil, atendendo a clientes de tecnologia, automóveis, telecomunicações, gaming, serviços financeiros, educação e governo. Foi indicado duas vezes ao Prêmio Caboré, na categoria Profissional de Veículo, nos anos de 2009 e 2012.

Marcelo Leite
Marcelo Leite

Diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Abdala Leite é formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi professor de pós-graduação e MBA da ESPM-RS entre 2007 e 2014. Passou pelas empresas RGE e Dell. No Grupo RBS desde 2010, foi diretor-geral do Pense e diretor Comercial dos Jornais. Acumula cursos de liderança nos Estados Unidos e na China.

Marcelo Rech
Marcelo Rech

Marcelo Rech é vice-presidente Editorial e Institucional do Grupo RBS. Como repórter, atuou em reportagens investigativas e em coberturas de guerra, como as Guerras no Golfo e Bálcãs e conflitos na África e América Latina. Por cerca de 15 anos anos foi diretor de Redação dos jornais da RBS e posteriormente diretor de jornalismo do Grupo RBS. Marcelo foi presidente do Fórum Mundial de Editores (WEF) e atualmente é membro do comitê executivo da Associação Mundial de News Publishers, além de presidir no Brasil a Associação Nacional de Jornais. Formado em jornalismo, cursou o Programa de Desenvolvimento de Executivos da Fundação Dom Cabral e tem cursos de especialização no Media Management Center, vinculado à Kellogg, e de estratégia de mídia na Harvard Business School.

Mariana Silveira
Mariana Silveira

Mariana Silveira é diretora-executiva de Finanças e Controladoria do Grupo RBS desde julho de 2019. Com 24 anos de história na RBS, começou sua carreira aqui por meio do programa de trainee. É formada em Administração com pós-graduação em Finanças pela UFRGS. Também estudou Finanças na Universidade de Berkeley na Califórnia, além de Educação Executiva pela Fundação Dom Cabral e pela Kellogg School of Management. Ainda participou do Programa de Gestão de Investimento Alternativo da Wharton Business School. Em 2018, foi reconhecida pelo Destaques em Finanças 2018, concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do RS (IBEF-RS).