Governança Corporativa | Grupo RBS

Governança Corporativa

Empresa de controle familiar, o Grupo RBS desde muito cedo reconhece a relevância e desenvolve sua governança corporativa, seguindo os princípios da transparência e orientado pelas melhores práticas. A governança da RBS é estruturada a partir da interação harmônica entre os três círculos: propriedade, família e empresa. Como reconhecimento, recebeu os prêmios do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa 2006 – Empresa não listada e The Family Business Management Excellence Award (agosto de 2007), do Owner Management Business Institute. O Conselho de Administração e o Conselho de Acionistas do Grupo RBS se reúnem em um único fórum, mensalmente. Os membros dos dois fóruns são os mesmos, incluindo acionistas e conselheiros externos. O CAD e o CAC acompanham a execução das políticas por eles estabelecidas e são responsáveis pela definição da estratégia de longo prazo da companhia. A gestão do Grupo RBS é exercida pela Diretoria Executiva, composta por 6 membros.
diagrama

Conselho de Administração e Acionistas

  • Carlos Melzer
  • Geraldo Corrêa
  • Gilberto Meiches (Presidente do Conselho de Acionistas)
  • Ibanor Polesso (Secretário)
  • Jayme Sirotsky
  • Luiz Lima
  • Marcelo Sirotsky
  • Nelson Pacheco Sirotsky
  • Pedro Sirotsky
  • Sônia Sirotsky

COMITÊ EXECUTIVO

Claudio Toigo
Claudio Toigo

Claudio Toigo Filho é Presidente do Grupo RBS desde dezembro de 2015, quando deixou o cargo de vice-presidente de Finanças. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é pós-graduado em finanças pela PUC-RS. Tem MBA pela University of Southern Califórnia (EUA) e curso de especialização pela London Business School (Londres). Participou do Jim Collins Lab, no Colorado (EUA) e de projetos com renomados especialistas em gestão, entre os quais Ram Charan e John Davis. Tem vasta experiência na gestão de negócios, tendo passado por diversos cargos de liderança em empresas do Grupo, além de entidades de classe, tais como AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão) e ARP (Associação Riograndense de Propaganda). No Terceiro Setor, colabora com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Marta Gleich
Marta Gleich

Diretora-executiva de Jornalismo e Esporte, Marta Gleich é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1985, pós-graduou-se em dois mestrados profissionalizantes: Gestão em Jornalismo e Jornalismo Digital, ambos pelo IICS de São Paulo, em 1997 e 2007. Em 2001, cursou o PDE (Parceria para o Desenvolvimento Empresarial) da Fundação Dom Cabral. Em 2004, por meio de uma bolsa do International Center for Journalists (ICFJ), de Washington, trabalhou e estudou cinco semanas em jornais americanos para aprofundar-se no tema Jornalismo Multimídia. Na RBS, entrou ainda como estudante de Jornalismo e foi revisora, repórter, repórter especial, editora-executiva, editora-chefe de Zero hora entre 1997 e 2007. De 2008 a 2012, foi diretora de Internet do Grupo RBS, responsável por lançar os sites de jornais, rádios e TVs no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Implementou a operação de Desenvolvimento de Produtos Digitais do Grupo RBS no Tecnopuc. Atuou como diretora de Redação dos Jornais do grupo, onde, entre outras atividades, lançou o GDI (Grupo de Investigação da RBS), e, em 2018, passou a ser diretora de Jornalismo da RBS. Coordena o Comitê de Jornalismo da RBS.

Marco Gomes
Marco Gomes

Diretor de Entretenimento e Canais, Marco Gomes é formado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), tem pós-graduação em Direito da Tecnologia da Informação pela Universidade Gama Filho – RJ e MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Atuou durante 19 anos no mercado de Telecom, onde iniciou sua carreira como Técnico Industrial em Eletrônica, chegando ao cargo de executivo na Brasil Telecom. No Grupo RBS desde 2011, foi gerente-executivo do Pense Imóveis, da TVCOM, e de Programação, Entretenimento e Projetos da RBS TV. É coaching profissional pelo IBC-SP.

Patrícia Fraga
Patrícia Fraga

Patrícia Fraga é diretora-executiva de Mercado. Formada em Administração de Empresas com ênfase em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduada em Marketing pela ESPM-RS. Tem MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC-MG) e pós-MBA pela Northwestern University – Kellog School of Management (EUA). Está no Grupo RBS há duas décadas, onde já ocupou posições de liderança nas áreas de Marketing, Mercado e Gestão de Negócios.

Marcelo Leite
Marcelo Leite

Diretor-executivo de Estratégia e Transformação – reunindo disciplinas como digital, tecnologia, dados, comunicação e gestão de pessoas –, Marcelo Abdala Leite é formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi professor de pós-graduação e MBA da ESPM-RS entre 2007 e 2014. Passou pelas empresas RGE e Dell. No Grupo RBS desde 2010, foi diretor-geral do Pense e diretor Comercial dos Jornais. Acumula cursos de liderança nos Estados Unidos e na China.

Mariana Silveira
Mariana Silveira

Mariana Silveira é diretora-executiva de Finanças e Controladoria do Grupo RBS desde julho de 2019. Com 24 anos de história na RBS, começou sua carreira aqui por meio do programa de trainee. É formada em Administração com pós-graduação em Finanças pela UFRGS. Também estudou Finanças na Universidade de Berkeley na Califórnia, além de Educação Executiva pela Fundação Dom Cabral e pela Kellogg School of Management. Ainda participou do Programa de Gestão de Investimento Alternativo da Wharton Business School. Em 2018, foi reconhecida pelo Destaques em Finanças 2018, concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do RS (IBEF-RS).

Caroline Torma
Caroline Torma

Caroline Torma é gerente-executiva de Comunicação e Gestão de Projetos. Jornalista, com pós-graduação em História pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Caroline Torma está no Grupo RBS há 19 anos, onde iniciou a carreira como correspondente de Zero Hora em Rio Grande, no interior do Estado. Antes de atuar na área de Comunicação, foi repórter, coordenadora da Agência RBS de Notícias e editora de Interior e de Economia em Zero Hora.