A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) é o braço social do Grupo RBS. Acredita que a comunicação tem um papel importante na conscientização, na mobilização e no desenvolvimento local, amplificando causas importantes para os gaúchos por meio dos canais da RBS - jornais, rádios, TV e plataformas digitais. Atua em três pilares:
Mobilizando a comunidade em prol de iniciativas que tenham relevância social e contribuam para a transformação da sociedade;
Dando visibilidade para projetos de organizações e entidades com o objetivo de desenvolver a comunidade e valorizar a cultura do Rio Grande do Sul;
Provendo incentivos a iniciativas que beneficiam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além do esporte e da cultura.
Em 1982, Maurício Sirotsky Sobrinho inicia a Fundação RBS, que viabilizou projetos de interesse comunitário. Um ano depois de sua morte, em 1986, a Fundação ganhou o seu nome, uma homenagem à sua dedicação às causas sociais. Trabalhando em prol do desenvolvimento das comunidades em que atua desde 1987, a FMSS já executou inúmeros projetos e ações sociais, conectando ONGs, governos, empresas e sociedade gaúcha. Ao longo dessa história, ajudou a expandir as possibilidades profissionais de jovens, estimulou a arte e a literatura nas escolas, promoveu campanhas de voluntariado e de prevenção às drogas, trouxe para o debate público a exploração sexual e os maus-tratos na infância e desenvolveu projetos para valorização de professores e melhores práticas educacionais no Rio Grande do Sul.