Friday, 23 de January de 2026

Reunião no Ministério Público apresenta plano de segurança para o Planeta Atlântida

Autoridades e organizadores do evento detalharam medidas e protocolos nesta sexta-feira (23) em Capão da Canoa
Reunião no Ministério Público apresenta plano de segurança para o Planeta Atlântida

Foi realizada, nesta sexta-feira (23), uma reunião na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) em Capão da Canoa, no Litoral Norte, para apresentar o plano de segurança do Planeta Atlântida 2026, com atuação conjunta de autoridades e organizadores. O festival vai comemorar 30 anos em edição histórica nos dias 30 e 31 de janeiro, na Saba, em Atlântida, reunindo milhares de pessoas para a maratona de shows.

Em busca de oferecer a melhor experiência aos planetários, com segurança e bem-estar, são meses de planejamento e preparação em um trabalho em cooperação com a prefeitura de Xangri-lá, o Poder Judiciário, o Ministério Público e as forças de segurança. Contando com atuação de órgãos de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto-Geral de Perícias e Polícia Rodoviária Federal, as medidas contemplam desde ações preventivas ao reforço de policiamento no entorno e na área interna do evento. Em contrapartida, o evento compromete-se com o cumprimento rigoroso dos protocolos de segurança, além de realizar a doação de bens conforme necessidades indicadas pela SSP.

Ao final do encontro, Débora Dalcin, consultora jurídica do Grupo RBS e responsável pela frente jurídica e de gestão de riscos do Planeta Atlântida, destacou a importância dessas ações coletivas.

— É um trabalho colaborativo para garantir que os planetários tenham uma experiência feliz, que venham ao evento e retornem para suas casas em segurança, criando memórias felizes de uma grande experiência e celebrando, junto conosco, os 30 anos de Planeta Atlântida.

Confira, abaixo, alguns das principais medidas que reforçam a segurança do evento: 

Classificação etária de 14 anos, independentemente de estarem acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais. Os planetários precisam apresentar documento de identificação com foto em bom estado de conservação para entrar na Saba. O evento conta com portaria especial para o ingresso de menores.   

Pulseiras com cores diferentes para maiores de 18 anos, de modo que apenas pessoas maiores de idade possam adquirir bebidas alcoólicas. Para evitar falsificações, as cores são diferentes para cada dia do evento. Lembrando que os espaços Lounge, Premium, e Rooftop Open Bar são destinados exclusivamente a maiores.  

Fiscalização de adolescentes que apresentarem sinais de consumo de álcool ou drogas: os menores identificados nessas condições são conduzidos diretamente ao ambulatório e, depois de liberados pela equipe médica, entregues ao Conselho Tutelar. Por fim, devem ser buscados por pais ou responsáveis e não poderão retornar ao evento naquela mesma noite. 

Central de Comando e Controle para monitoramento em tempo real por meio de câmeras de monitoramento instaladas na Saba e na área externa a partir da bilheteria e áreas de acesso ao público. São 59 câmeras no total, sendo 20 speede domes (controle remoto de movimentos panorâmicos 360º) e 39 fixas. 

O aparato de segurança privada do evento conta com: 

  • 55 bombeiros civis por noite 

  • 451 vigilantes com especialização em grandes eventos nas áreas internas  

  • 31 coordenadores de equipes internas  

  • 35 vigilantes patrimoniais na área pertencente ao evento, mas externa da Saba

Unidade de pronto atendimento, com profissionais de saúde, estará a postos a fim de garantir ao público atendimento de serviços médicos, ambulatoriais e de urgência e emergência. Contará com: 

    • 12 médicos 

    • 9 enfermeiros na sexta-feira e 10 enfermeiros no sábado 

    • 12 técnicos de enfermagem na sexta-feira e 16 no sábado 

    • 2 psicólogos 

    • 3 pessoas na equipe de apoio 

A acessibilidade será garantida por meio de:

  • Espaço de acolhimento pensado para quem precisar fazer uma pausa e se regular diante dos estímulos intensos do festival, com dois psicólogos  disponíveis

  • Centrais de acessibilidade (uma na Arena e outra no Camarote), com kits de mobilidade e sensoriais, intérpretes de libras e equipe de apoio especializada  

  • Espaço PCD com serviço especial de garçons  

  • Banheiros acessíveis

Faça a sua parte! 

Conhecido como a maior festa do verão gaúcho, o Planeta Atlântida mobiliza milhares de pessoas que vão ao litoral gaúcho para curtir os shows. Portanto, não custa reforçar os cuidados básicos que um evento deste porte exige e que cada um pode fazer para aproveitar ao máximo os dias de festival:

  • Opte por roupas e sapatos confortáveis  

  • Não esqueça de tomar água (haverá pontos de hidratação gratuitos no evento) 

  • Cuide dos seus pertences pessoais; pochetes e cordinhas de celular são boas pedidas 

  • Use protetor solar 

  • Evite deixar o cartão de crédito/débito no bolso 

FOTO: Reunião no Ministério Público apresenta plano de segurança para o Planeta Atlântida. Crédito: Duda Fortes / Agência RBS.