Wednesday, 24 de April de 2024

20ª edição do Prêmio RBS de Jornalismo, Esporte e Entretenimento consagra destaques de 2023

Projeto Cobertura das Enchentes venceu o Grande Prêmio Jayme Sirotsky e a categoria Escolha Popular em edição especial pelos 20 anos da premiação
20ª edição do Prêmio RBS de Jornalismo, Esporte e Entretenimento consagra destaques de 2023

Trabalhos que fizeram a diferença na vida dos gaúchos ao longo de 2023 ganharam destaque na 20ª edição do Prêmio RBS de Jornalismo, Esporte e Entretenimento, realizada na tarde desta terça-feira (23), que celebrou 20 anos. Além do reconhecimento a 12 finalistas, o evento consagrou a Cobertura das Enchentes, que envolveu colaboradores de diferentes áreas da empresa, como vencedora da categoria Escolha Popular e do Grande Prêmio Jayme Sirotsky.

– É um prazer fazer parte deste evento com tantos talentos. Os projetos não têm gradação, todos os 12 finalistas mereciam receber o grande Prêmio e é por isso que eu entrego com prazer renovado e com a esperança de entregar o troféu em outros anos – destacou Jayme Sirotsky, presidente emérito da RBS.

O trabalho foi escolhido pelo Conselho Editorial da RBS como o vencedor do Grande Prêmio e conquistou também a categoria Escolha Popular, definida em votação realizada por colaboradores. No início de setembro, um ciclone extratropical causou estragos em mais de 100 municípios e provocou pelo menos 50 mortes no Rio Grande do Sul. Para informar e mobilizar a população, o Grupo RBS somou esforços para realizar uma cobertura especial na RBS TV, Gaúcha, em GZH, Zero Hora, no Pioneiro e na Atlântida.

– Esse prêmio é a celebração do grande resultado que entregamos para o público. É uma síntese importante para os profissionais, para a empresa, para os consumidores e para quem nos acompanha no dia a dia. Ao produzirmos esse prêmio motivamos as nossas pessoas a sempre fazerem mais e melhor, com mais jornalismo, inovação e criatividade. Embora seja uma realização interna, o resultado final é a conexão que construímos com o público – destaca Nelson Sirotsky, publisher e membro do Conselho da RBS.

O ponto alto da premiação foram as homenagens a colaboradores que fizeram história na RBS, marcado por muitos aplausos e emoção. No Jornalismo, o reconhecimento foi conferido a Carlos Wagner, que trabalhou como repórter investigativo de Zero Hora entre os anos de 1983 a 2014. Ele contabiliza 38 prêmios, entre eles, sete Prêmios Esso regionais, e 17 livros publicados.

No Entretenimento, a homenageada foi Alice Urbim, peça fundamental na cena cultural gaúcha. Em quase quatro décadas, somando distintas passagens pela RBS, esteve à frente de inúmeras iniciativas na RBS TV, como Histórias Curtas, Curtas Gaúchos, Anonymus Gourmet, Galpão Crioulo e Patrola.

Um vídeo homenageou Ruy Carlos Ostermann, que recebeu a distinção especial do Esporte em sua casa direto das mãos de Jayme Sirotsky, presidente emérito da RBS. Após uma breve passagem no final dos anos 1960, ele foi contratado para chefiar o Esporte de Zero Hora e Rádio Gaúcha em março de 1978. Colunista diário em Zero Hora, comentarista e apresentador, Ruy mudou a cobertura do jornalismo esportivo, tornando-a mais dinâmica e completa.  

– A premiação é um momento especial para valorizar a contribuição da RBS para o público, o que a gente faz e entrega. É o nosso olhar para nossos produtos e para a crença nas nossas pessoas que se conectam com os gaúchos todos os dias. É a valorização de quem entrega todos os dias – ressaltou Claudio Toigo, CEO do Grupo RBS.  

Conheça os 12 finalistas:

A paixão gaúcha pelo futsal 

Desenvolvido para aproximar o público e valorizar um esporte muito praticado pelos gaúchos, o projeto envolveu transmissões ao vivo em GZH e rádio Gaúcha e uma websérie com seis episódios que contou como a modalidade movimenta comunidade, atletas e torcedores no RS.

Cobertura das enchentes 

Os veículos do Grupo RBS mobilizaram esforços na cobertura do mais trágico evento climático da história recente do Estado. A atuação da empresa combinou informação, serviço e emoção em reportagens sobre os municípios mais afetados, as operações de resgate, as histórias das vítimas, a situação dos desabrigados, contribuindo para a mobilização da sociedade propondo o debate sobre como evitar que tragédias como essa não se repitam no futuro.  

Compras suspeitas na Smed 

Série de reportagens denunciou as irregularidades nas compras de materiais e equipamentos realizados pela Secretaria da Educação de Porto Alegre que nunca chegaram aos alunos.

Da Copa ao Gauchão - futebol feminino no RS 

Em uma fase de ascensão do futebol feminino, o Grupo RBS esteve ao lado da Seleção Brasileira e dos clubes gaúchos para fortalecer a pluralidade de histórias, vozes e visões sobre os grandes eventos. Foi o único grupo de mídia regional do Brasil com equipe presente na Copa do Mundo e na Libertadores feminina. Com cobertura intensa, inédita e histórica nas mais variadas plataformas, entregou conteúdos diversificados para o público.

Fraude dos médicos no Samu 

Foram sete meses de apuração da denúncia sobre fraude na jornada de médicos do Samu. Além das provas, o trabalho mostrou o impacto no usuário final: o paciente dependente de uma resposta dos médicos reguladores, cujo tempo de espera poderia significar a vida ou morte. Como consequência do trabalho, 33 médicos foram responsabilizados em sindicância e o tempo de espera, desde então, caiu 50% devido às medidas adotadas após a série, incluindo a contratação de mais plantonistas

Gabi, a busca de um atleta trans por espaço no futebol 

A série de reportagens retrata a história de Gabriel Amaral. Um menino trans de 18 anos, que chegou a jogar no futebol feminino profissional, e que, após iniciar o processo de transição de gênero, busca o seu espaço no futebol masculino. Em três episódios exibidos na RBS TV, conta a jornada do processo de transição, apresenta um time de futebol LGBT, mostra a importância do acolhimento familiar nesse processo e promove um encontro entre o Gabi e um jogador que também fez a transição de gênero.

GZH Passo Fundo 

Iniciativa com foco na cobertura da região norte do estado marca a expansão digital no interior com foco em conteúdo hiperlocal. Desde a primeira reportagem, que destacou os atrativos sociais e econômicos da maior cidade do norte gaúcho, o projeto consolidou-se como espaço para o desenvolvimento econômico, o agronegócio, a história e o esporte da região. São mais de cinco milhões de page views.  

Lá vou eu – acessibilidade na prática  

Série publicada no Diário Gaúcho sobre a falta de acessibilidade em locais públicos revelou as dificuldades de pessoas com deficiência em ir à Feira do Livro, ao Mercado Público ou à Orla do Guaíba. A jornalista contou, em primeira pessoa, sua experiência. Como resultado, a concessionária da Orla chamou a repórter para ajudar na transformação da área.  

Lives esportivas – A ocupação do live streaming pela dupla gre-nal 

O time de Esporte do Grupo RBS promoveu lives especiais de cobertura de eventos importantes da temporada de 2023 reafirmando sua presença no digital e buscando relevância e crescimento de audiência. Com resultados positivos, o projeto demonstra o poder da integração entre as equipes de Produto e Técnica.  

Na Estrada  

Com o "Na Estrada", quadro do programa "Que papo é esse?", Sara Bodowsky e equipe percorreram diversas cidades do Estado para valorizar iniciativas locais em cultura, turismo e empreendedorismo.

Novo Jornal do Almoço 

Estreia de novo formato, novos quadros e uma dupla de apresentadores no telejornal. A renovação do Jornal do Almoço é o exemplo dos valores e dos objetivos da RBS: constante atualização, aproximação com público, projeto desenvolvido com base em dados e pesquisas, agilidade na execução e de impacto efetivo na manutenção e busca de audiência.

Youtube do Pretinho Básico

O projeto criou um novo e independente canal no Youtube para o programa Pretinho Básico, alinhado com a estratégia das demais redes da marca. O novo canal estende o programa para além das duas edições diárias na rádio. Em menos de 8 meses após o lançamento, o canal já somava mais de 35 mil inscritos e mais de 14 milhões de visualizações dos conteúdos.