Friday, 21 de January de 2011

Último episódio do "Canal Rural Na Estrada" mostra a rota das hortaliças

Projeto percorreu quase todo o Brasil para mostrar os desafios da logística na distribuição dos principais produtos agrícolas no Brasil

Projeto percorreu quase todo o Brasil para mostrar os desafios da logística na distribuição dos principais produtos agrícolas no Brasil

A beterraba produzida no Rio Grande do Sul viaja mais de três mil km para chegar à mesa do consumidor no Paraná. O tomate cultivado no Espírito Santo também é consumido no Rio de Janeiro, uma viagem de 10 horas. No programa Canal Rural Na Estrada deste domingo mostra os desafios enfrentados por quem produz e distribui hortaliças no Brasil.

Histórias, também, daqueles que encontraram alternativas para aumentar a rentabilidade da plantação de hortaliças. Muitos produtores estão investindo na comercialização de hortaliças prontas para serem consumidas. O produto já vem cortado, lavado e embalado.

Em São Paulo, alguns produtores apostam no cultivo de diversos tipos de alface e na venda direta, sem intermediários. A equipe foi até a Ceagesp - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, o maior entreposto da América Latina, onde diariamente são comercializadas cerca de 10 mil toneladas de produtos.

O programa Canal Rural Na Estrada vai ao ar no dia 23 de janeiro, às 12h, com reapresentação às 20h, na segunda-feira, dia 24 de janeiro, a partir das 8h, e no sábado, dia 29 de janeiro, às 20h.


Os assuntos ligados ao projeto podem ser acompanhados através do site www.canalrural.com.br/naestrada. A página da internet reúne todos os vídeos, fotos e textos das reportagens. Em um blog, o repórter Gustavo Bonato conta os bastidores das gravações e as histórias e curiosidades que ficaram fora dos programas.

O episódio sobre hortaliças encerra a terceira edição do premiado projeto Canal Rural Na Estrada, que acompanhou a trajetória de diferentes culturas pelo país, do local de cultivo até o consumidor final. Patrocinada pela MAN Latin America, fabricante dos Caminhões e Ônibus Volkswagen, a iniciativa mostrou os caminhos da produção e distribuição de produtos como açaí, laranja, trigo e cacau.

A equipe de reportagem percorreu o Brasil em um caminhão VW Constellation 13180 mostrando o transporte de cargas. O repórter Gustavo Bonato, o cinegrafista Cristiano Mazoni e o auxiliar técnico Eduardo Ongaro rodaram 12.300 quilômetros no caminhão. Cruzaram onze estados, saindo do Rio Grande do Sul e chegando ao Pará, passando ainda pela região Sudeste e pelo Nordeste. A equipe entrevistou produtores rurais, motoristas, empresários e trabalhadores que movimentam a economia brasileira e fazem os alimentos chegar até a mesa do consumidor.


Os assuntos ligados ao projeto podem ser acompanhados através do site www.canalrural.com.br/naestrada. A página da internet reúne todos os vídeos, fotos e textos das reportagens, além do blog do projeto.


Sobre o Canal Rural


O Canal Rural faz parte da principal plataforma de comunicação do agronegócio no Brasil, e é a TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2010). Lançada em novembro de 1996, a emissora tem cobertura nacional, sendo reconhecida como o veículo que melhor representa o segmento (pesquisa Vox Populi). O Canal Rural, que pertence ao Grupo RBS, leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo país, e aos "produtores de milhões" que garantem ao setor uma participação no PIB brasileiro de aproximadamente 25%. Sua programação oferece 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural, e pode ser assistida pelos canais 35 da NET, 105 da SKY, 108 da Via Embratel, pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (banda C) ou em tempo real pela internet, no site www.canalrural.com.br