Leitores poderão montar réplicas de seis prédios históricos de Santa Maria. Miniaturas serão encartadas ao jornal mensalmente a partir desta sexta-feira (17)

O Diário de Santa Maria, em parceria com os cursos de Arquitetura e Urbanismo, História e de Desenho Industrial - Programação Visual da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lança nesta sexta-feira (17) o projeto Cidade de Papel. Com o objetivo de aproximar a população de Santa Maria do seu patrimônio, mensalmente o jornal irá encartar uma réplica de papel de um prédio histórico da cidade. Ao todo serão seis maquetes que podem ser montadas pelo próprio leitor. A Biblioteca Central da UFSM abre a série para comemorar os 50 anos da instituição.
Os prédios escolhidos representam setores importantes de Santa Maria. Três edificações pertencem à UFSM, e as outras representam construções religiosas, militares e ferroviárias. O nível de dificuldade da montagem das maquetes aumentará a cada publicação. A elaboração do projeto durou cerca de um mês e foi preciso pensar no público-alvo que pode variar de idosos a crianças. Cada maquete será acompanhada de uma reportagem contando um pouco mais sobre o prédio.
A escala será igual para todas as maquetes, 330 vezes menor do que o real, para que o leitor possa comparar o tamanho dos prédios. No dia da publicação, o site do Diário (www.diariodesantamaria.com.br) publicará um vídeo com o passo a passo para as montagens. O Big e a prefeitura de Santa Maria são patrocinadores.
Confira quais maquetes você poderá ter em casa:
- Biblioteca Central da UFSM – 17 de dezembro
- 6ª Brigada de Infantaria Blindada – Janeiro
- Reitoria da UFSM – Fevereiro
- Gare da Viação Férrea de Santa Maria – Março
- Hospital Universitário (Husm) – Abril
- Catedral Diocesana – Maio