Thursday, 11 de November de 2010

Campanha "Baixe uma semente", do Canal Rural, está na reta final

Ação vai neutralizar mais de 400 mil kg de carbono emitidos por profissionais de agências, e sorteará entre os participantes uma viagem ao resort Tiwa, no Amazonas

Dirigida aos profissionais do mercado publicitário, a ação "Baixe Uma Semente", promovida pelo Canal Rural para neutralizar emissões de dióxido de carbono (CO2), está em sua fase final. A duas semanas do final da ação, já foram "plantadas" quase 900 sementes virtuais, o que corresponderá ao plantio de mais de 1.700 árvores em em áreas de matas ciliares nos municípios de Pato Branco e Francisco Beltrão, no Paraná. Cerca de 500 profissionais do mercado publicitário e de marketing já baixaram suas sementes e neutralizaram suas emissões semanais de CO2.

De acordo com estimativas da consultoria Max Ambiental, cada profissional da área emite uma média semanal de 500 kg de carbono, que podem ser neutralizados com o plantio de duas árvores. Assim, durante as oito semanas da campanha, para cada semente virtual baixada do site www.baixeumasemente.com.br, o canal plantará duas espécies da Mata Atlântica. Até o momento, já está garantida a neutralização de mais de 430 mil quilos de carbono, mas ainda há tempo de participar e baixar sementes virtuais!

A campanha, que tem como slogan "Com um clique, o Canal Rural neutraliza sua semana", oferecerá também prêmios aos profissionais e agências participantes. O autor da frase mais criativa com o tema "Sustentabilidade e Inovação" ganhará uma viagem ao Tiwa Amazonas Ecoresort, em Manaus (AM). Já a empresa com maior número de sementes plantadas durante a ação será premiada com um workday sobre inovação e sustentabilidade com Moysés Simantob, professor da FGV-EAESP e coordenador do Fórum de Inovação (FGV).

Até o momento, a empresa que lidera o ranking já garantiu o plantio de 70 árvores no Paraná. O professor Moysés Simantob é co-autor dos livros "Organizações Inovadoras", "Guia Valor de Inovação nas Empresas" e coorganizador das séries "Organizações Inovadoras Sustentáveis" e "Organizações Inovadoras do Setor Financeiro". Atua em projetos internacionais em parceria com professores da London Business School.

Para participar, basta fazer a inscrição através do site www.baixeumasemente.com.br e plantar sua primeira semente virtual. O crescimento diário da semente pode ser acompanhado em um widget da campanha, que não interfere no desempenho do computador (PC ou Mac) e fornece informações sobre sustentabilidade e previsão do tempo. Outra opção para ver a árvore virtual crescer é diretamente no site, onde também é possível calcular uma estimativa da emissão de CO2 e ainda acompanhar o ranking de empresas participantes da campanha.

Pioneiro na conquista do selo CarbonoNeutro®, o Canal Rural tem o objetivo de atrair mais uma vez a atenção para formas inovadoras de disseminar a prática de ações de sustentáveis. "Em 2008, o Canal Rural foi a primeira emissora de TV brasileira a neutralizar suas emissões de carbono. A preocupação com sustentabilidade está em nosso DNA, até mesmo em função do foco de nossa programação", afirma Nilson Moysés, diretor de Mercado do Canal Rural.

As árvores plantadas ao longo da campanha farão parte de um projeto socioambiental, fruto de uma parceria com a consultoria Max Ambiental e com a Gerar, uma OSCIP que desenvolve ações sociais, culturais e ambientais.