Homenagem do Grupo RBS e Rádio Gaúcha às personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação ocorre dia 31, na Casa RBS, na Expointer
O apresentador Lasier Martins divulgou em primeira-mão durante o programa Gaúcha Repórter, na tarde desta segunda-feira (23), os nomes dos dez homenageados com o Troféu Guri 2010. Promovida pela Grupo RBS e Rádio Gaúcha, a premiação valoriza personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação, promovendo o Rio Grande do Sul para o Brasil e o mundo.
Consagrado como uma das principais atrações culturais do Grupo RBS na Expointer, o evento de entrega dos troféus ocorre no dia 31 de agosto, a partir das 20h, na Casa RBS no Parque Assis Brasil, em Esteio, reunindo autoridades, clientes e personalidades ligadas à área esportiva e cultural do Estado. O narrador Pedro Ernesto Dernardin será o mestre de cerimônia e comunicadores da Gaúcha os padrinhos dos agraciados.
O público poderá acompanhar a transmissão da cerimônia ao vivo pela TVCOM e durante o Show dos Esportes pela Rádio Gaúcha. A 13ª edição do Troféu Guri conta com patrocínio de Gran Legado, Masal, Chevrolet e Sony Multisom.
Origem do Troféu Guri
O nome Troféu Guri foi escolhido em homenagem a César Passarinho, que interpretou, em 1983, a música "Guri". De autoria de João Batista Machado e Júlio Machado da Silva Filho, a canção foi a vencedora da Califórnia da Canção Nativa, registrando seu nome na história dos festivais gaúchos. Instituído pela Rádio Gaúcha em 1998, já homenageou diversas gaúchos de nascimento ou por adoção, que se destacam por suas atividades, na defesa e difusão da cultura e do nome do Estado do Rio Grande do Sul.
Entre os homenageados das últimas edições estão Jorge Gerdau Johannpeter, Luís Felipe Scolari, Ronaldinho Gaúcho, Nelson Jobim, Carmem Silva, Moacyr Scliar, Raul Randon, Fabio Koff, Fernando Carvalho, Jorge Furtado, Daiane dos Santos, Glória Menezes, Pedro Simon, Francisco Noveletto e Diza Gonzaga entre outros.
As personalidades homenageadas em 2010
Alexandre Garcia - Nascido em Cachoeira do Sul, é formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde também lecionou. Seu primeiro emprego foi no Banco do Brasil. Foi correspondente no exterior pelo Jornal do Brasil e subsecretário de imprensa e porta-voz da Presidência da República no início do governo do general João Figueiredo. Foi diretor da sucursal de Brasília da extinta Rede Manchete e diretor de jornalismo da Rede Globo, também em Brasília. Especializado na área política, é repórter especial, comentarista e apresentador no Jornal Nacional, Bom Dia Brasil e tem programa semanal na Globonews. Apresenta e coordena o noticiário do meio-dia da TV Globo Brasília. Escreve para duas revistas mensais e mantém coluna semanal em 43 jornais. Tem comentários diários em 80 emissoras de rádio. Cobriu três guerras e recebeu da Rainha Elisabeth II a Ordem do Império Britânico. Agraciado com 14 condecorações nacionais. Escolhido, pelo voto secreto dos estudantes de Brasília, como Personalidade do Ano de 1996. Em 1997, recebeu do Legislativo o título de Cidadão de Brasília. É Autor de João Presidente e Nos Bastidores da Notícia, que vendeu mais de 50 mil exemplares e está na 11ª edição.
Celestino Valenzuela - Um dos maiores narradores esportivos do Brasil, atuou nas décadas de 60, 70 e 80. Até hoje um exemplo para profissionais do ramo. Trabalhou na Rádio Gaúcha e na RBSTV, tendo ficado conhecido também pelo seu jargão "que laaaance".
Clóvis Tramontina - Natural de Serra Gaúcha, na cidade de Carlos Barbosa, é formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e em Direito pela Unisinos. Pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo. Desde cedo iniciou sua atividade na Tramontina, empresa fundada pelo seu avo. É presidente das empresas Tramontina-Forjasul desde 1992.
José Camargo - Natural de Vacaria, graduou-se como médico na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Cirurgia Torácica foi o responsável pelo pioneirismo nos transplantes pulmonares da América Latina e liderou o projeto do Centro de Transplantes de Órgãos da Santa Casa. Foi o fundador e primeiro presidente da Associación Sudamericana de Cirurgia Torácica e presidente do Departamento de Cirurgia Torácica da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Atualmente, é presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. É também conselheiro do Grêmio Futebol Porto Alegrense e membro da Comissão de Ética do Clube.
Luiz Antonio de Assis Brasil - Nascido em Porto Alegre, passou sua infância em Estrela, no interior do estado do Rio Grande do Sul. Em 1957, aos doze anos, retornou à capital gaúcha, onde estudou no Colégio Anchieta. Concluiu o curso clássico em 1963. Em 1964 entrou para o serviço militar obrigatório, época em que começou a estudar violoncelo. Em 1965, aos 20 anos, ingressou na Faculdade de Direito Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e também passou a fazer parte da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), na qual atuou como violoncelista por quinze anos. Graduou-se em Direito em 1970, exercendo a carreira de advogado por dois anos. Em 1975, ingressou na magistratura, como professor da PUCRS, função que ocupa até hoje. A partir daquele mesmo ano, ele passou a colaborar na imprensa com artigos históricos e literários.
Nésio Alvez Corrêa, o Gildinho do Grupo Os Monarcas - Natural de Soledade, Nésio Alves Corrêa iniciou sua carreira no rádio em 1967. No mesmo ano, seu irmão caçula uniu-se a ele, mas apenas em 1976 a banda de cinco integrantes que marcaria a música regionalista com 26 discos em 30 anos de carreira se consolidaria. Os Monarcas ganharam quatro discos de ouro, indicados ao Prêmio Sharp e ao Prêmio TIM, duas vezes melhor conjunto de música regionalista.
Paulo Bellini - Fundador da Marcopolo, iniciou sua carreira aos 22 anos com uma empresa de carrocerias de ônibus em Caxias do Sul. Hoje, é Presidente do Conselho Administrativo da Marcopolo. Levou a empresa à liderança no Brasil e no Mundo, empregando mais de 9 mil trabalhadores dentro e fora do país.
Pedro Monteiro Lopes - Natural de Itaqui, é expositor tradicional da Expointer e líder rural. Agropecuarista e advogado, preside o Grupo Pitangueira. Produtor de Braford, Nelore, ovinos, cavalos Percheron no Rio Grande do Sul e Mato Grosso, produtor de arroz. Vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford, octa campeão nacional da Raça Braford.
Wilson Zanatta - Transformou um pequeno laticínio em um dos grandes grupos do setor no Brasil. Médico, produtor rural e empresário, é o presidente do Grupo Bom Gosto de Laticínios. Atua no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A Bom Gosto tem 2,8 mil funcionários, conta com 28 mil produtores integrados e prepara a expansão de seus negócios para o exterior.
Zênia Aranha da Silveira - Coordena a Comissão de Produtoras Rurais da Farsul, que proporciona acesso à informação e treinamento às empresárias rurais e está completando 10 anos em 2010. Sobrinha de Osvaldo Aranha, mãe de dois filhos, comanda com o marido e a filha, agrônoma, a Estância Santo Izidro, em Bagé, onde cultivam arroz, soja, trigo, pastagens de inverno, além da criação de bovinos das raças Hereford e Bradford. Sua paixão pela terra se evidencia através do carinho despendido à criação de cavalos Quarto de Milha.