Rio Grande do Sul ficou em terceiro lugar no ranking nacional de empreendimentos candidatos à premiação, realizada pela RBS em parceria com Sebrae, Gerdau, Movimento Brasil Competitivo e Fundação Nacional da Qualidade
O MPE Brasil - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas encerrou as inscrições dia 16 de agosto com 14.475 empresas inscritas, sendo que 6.236 responderam o questionário de autoavaliação. Com esses números, o Rio Grande do Sul ficou como o terceiro estado da federação, atrás de Paraná e Santa Catarina, com o maior número de empresas inscritas. O prêmio é realizado através de uma parceria entre Grupo RBS, Sebrae, Grupo Gerdau, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
No ranking do Estado, as regiões da Serra Gaúcha, com 1.477 inscritos, a Metropolitana (1068), e a Sinos, Caí e Paranhana (738) finalizaram com os maiores números de participantes. Em nível nacional, a edição deste ano bateu recorde de inscrições, com 86 mil inscritos, superando em 50% o volume de candidatos de 2009.
Para o superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes, os números registrados no Rio Grande do Sul foram positivos, mas podem ser ampliados nas edições futuras da premiação. "Para isso, é fundamental que as micro e pequenas empresas se conscientizem de que o MPE Brasil é uma ferramenta de gestão, capaz de contribuir de forma significativa para o seu crescimento. Ao responder o questionário de autoavaliação, os pequenos negócios irão saber como está a gestão do seu negócio e poderão, com isso, desenvolver planos de ação, identificados no relatório de avaliação", ressalta. Além disso, enfatiza Marcelo Lopes, o reconhecimento impulsiona a imagem da empresa no Rio Grande do Sul, com possibilidade, até mesmo, de obter visibilidade nacional.
A premiação em nível estadual está programada para o mês de novembro. Os vencedores estaduais desta etapa concorrem à final nacional, em março de 2011. Em cada estado serão selecionados ganhadores das oito categorias - Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia da Informação, Serviços de Turismo e Serviços em Geral. As empresas podem concorrer também na categoria Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social, que considera a atuação voltada à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento da comunidade em que estão inseridas.
Os finalistas recebem tratamento personalizado com visita e relatório analítico das práticas adotadas e podem utilizar a premiação como marketing. Além disso, visitam empresas brasileiras de grande porte para aprender outras técnicas de gestão.