
O auditório Willy Siewert, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, recebeu ontem à noite a segunda edição do RBS Debates, sobre segurança pública. O encontro, promovido pelo
Grupo RBS, procurou discutir soluções para reduzir a criminalidade na cidade e foi aberto pelo palestrante Luiz Fernando Oderich, autor de dois livros sobre criminalidade e fundador da ONG Brasil Sem Grades, que reúne pais que perderam filhos por causa da violência.
Oderich ressaltou a importância da figura paterna na prevenção à violência e ao uso de drogas entre os jovens. Já o presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Ronaldo Baumgarten Junior, criticou a falta de investimentos em segurança pública no Vale do Itajaí.
Para contribuir com as discussões, estiveram presentes também o presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Prisionais da OAB, Honório Nichelatti Júnior; o juiz-corregedor do Presídio Regional de Blumenau, Edson Marcos de Mendonça; Carlos Olimpio Menestrina, Secretário Municipal de Defesa Civil e Justiniano de Almeida Pedroso, secretário de Justiça e Cidadania do Estado.
O evento faz parte do ciclo de debates que o Grupo RBS está promovendo para comemorar os 160 anos de Blumenau. Desafio ambiental e desenvolvimento econômico serão os temas dos próximos RBS Debates, que ocorrerão até o mês do aniversário do município, em setembro.