Wednesday, 1 de July de 2020

RBS Talks: marcas devem ser autênticas e ter propósito durante a pandemia

Primeira edição de 2020 do evento discutiu transformações do consumo e comunicação na crise
RBS Talks. Crédito: Reprodução. RBS Talks. Crédito: Reprodução. Quais mudanças a pandemia trouxe ao comportamento de consumo? E como as marcas devem se posicionar neste momento de crise, projetando a retomada? Esses questionamentos estiveram em debate na primeira edição do RBS Talks, encontro exclusivo de conteúdo para o mercado de comunicação promovido pelo Grupo RBS. O evento ocorreu terça-feira (30) e foi transmitido pelo YouTube. Participaram a diretora comercial da regional Sul/Sudeste da Kantar IBOPE Media, Giovana Alcântara, e a vice-presidente de atendimento da Kantar, Divisão de Insights, Silvia Quintanilha. A mediação foi do vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco. Para Giovana Alcântara, foram muitas as transformações nas rotinas das pessoas – da explosão do e-commerce ao home office ser visto como oportunidade de melhorar resultados dos negócios. Segundo ela, o consumo de mídia nunca foi tão cross, com a ampliação do número de telas e experimentação de novas possibilidades digitais. – Quanto mais devices, mais oportunidades para a publicidade. Quanto mais conexão, mais oportunidades para alcançar o público. O desafio é levar a mensagem ideal no tempo certo, no lugar certo e para a pessoa certa – apontou a executiva. A diretora comercial da Kantar ressaltou a importância da comunicação permanecer ativa neste cenário. – As marcas que seguiram investindo em publicidade se recuperaram nove vezes mais rápido após a crise de 2008. Além disso, 19 entre as 20 marcas mais valiosas do ranking BrandZ Brasil não deixaram de anunciar durante a pandemia – enfatizou Giovana. Autenticidade e propósito Mas como se sobressair neste período? Segundo Silvia Quintanilha, as marcas devem ser autênticas, relevantes e ter propósito. Estudos conduzidos pela Kantar mostram que a comunicação que oferece uma ajuda tangível ao consumidor gera melhores respostas. – A partir do momento que a comunicação é mais tangível, ela é diferenciadora, se torna relevante na vida. Essas são as marcas que mais rapidamente serão lembradas como tendo um papel importante naquele momento – destacou Silvia. A vice-presidente de atendimento da Divisão de Insights reforça que as pessoas esperam que as marcas atuem de forma responsável – e que a falta de posicionamento também é uma forma de se posicionar. – Encontre o papel mais significativo que a sua marca pode desempenhar. A marca que não se ocultar, que estiver presente, vai se recuperar mais rapidamente – recomendou. Para Marcelo Pacheco, o encontro salientou o papel do Grupo RBS em oferecer soluções efetivas às marcas que desejam crescer e se fortalecer no Rio Grande do Sul. – Nosso objetivo é aproximar conhecimento dos gestores de comunicação para que possam tomar decisões cada vez mais acertadas, sobretudo neste momento tão delicado para todos – afirmou o vice-presidente de Mercado da RBS. Sobre o RBS Talks Em meio a um contexto desafiador para a economia, o Grupo RBS promove uma série de encontros exclusivos de conteúdo para o mercado de comunicação. O objetivo é contribuir para a visão mercadológica e estratégica sobre o cenário da crise, além de provocar debates que colaborem para a busca de soluções e instiguem o mercado a fazer a diferença. A iniciativa reforça o compromisso da RBS de ser parceira e consultora de negócios, uma empresa que apresenta tendências, provoca discussões e ajuda o cliente a investir em comunicação de forma eficiente para se conectar com os gaúchos.