
40 anos RBS TV Cruz Alta. Crédito: Divulgação.
Uma das emissoras gaúchas que focam em valorizar os temas sobre agronegócio está completando 40 anos nesta segunda-feira (1º). Fundada em 1º de julho de 1979, a
RBS TV Cruz Alta carrega uma trajetória de reportagens sobre principais assuntos do agronegócio, com o objetivo de levar informação aos moradores da região mais produtora de grãos do Rio Grande do Sul. Para marcar as comemorações da data, uma programação especial foi transmitida durante o Jornal do Almoço local, com momentos marcantes das coberturas, vividos pelas equipes ao longo desses anos.
Sob o comando dos jornalistas Everson Dornelles e Lahis Welter, o programa apresentou a história da emissora, com coberturas que acompanharam o crescimento e desenvolvimento da região noroeste do Estado. Durante a semana passada, o público foi convidado a participar do programa por meio da postagem de imagens em comemoração ao aniversário, com a #RBSTVCruzAlta40anos.
Logo após a inauguração, a RBS TV Cruz Alta se tornou uma das emissoras com mais municípios na região de cobertura: o sinal já alcançava 49 cidades. No início da década de 90, a emissora já englobava 80 municípios, o que ocasionou uma divisão a partir da criação da RBS TV Santa Rosa, em 1992.
Nesses 40 anos de história, a RBS TV Cruz Alta cobriu e segue cobrindo grandes eventos da região, como a Fenatrigo e a Expoujuí-Fenadi. Entre as reportagens mais marcantes, estão os conteúdos sobre o desenvolvimento da cidade de São Miguel das Missões, no ano de 1988, e sobre a criação de um dos maiores festivais de música nativista do Estado, a Coxilha Nativista, que revela novos talentos gaúchos a cada ano. A emissora também mostrou os dolorosos momentos no início dos anos 2000, quando um foco de aftosa no município de Jóia culminou no sacrifício de mais de 11 mil animais. As imagens produzidas para a reportagem foram exibidas no mundo inteiro.
Em 2014, a RBS TV Cruz Alta inaugurou o sinal digital, proporcionando mais qualidade no som e na imagem das televisões dos moradores de Cruz Alta e Ijuí. Nos próximos meses, o sinal ainda avançará todos os 23 municípios da região de cobertura.