
Andiara Petterle no Media Subscriptions Week 2.0. Crédito: Rafael Silveira/Gazeta de Vitória
A marca que une os conteúdos da
Gaúcha e de
Zero Hora virou case mundial de estratégias bem-sucedidas de assinaturas digitais. Em palestra durante o Media Subscriptions Week 2.0, nesta quinta-feira (21), em Estocolmo, Suécia, a vice-presidente de Produto e Operações do
Grupo RBS, Andiara Petterle, falou sobre os diferentes fatores que contribuíram para o desenvolvimento e crescimento do
GaúchaZH desde o seu lançamento, em 2017. O evento é promovido pela International News Media Association (INMA).
Responsável pelo painel “Reorientando a empresa para aumentar as assinaturas digitais”, Andiara compartilhou aprendizados que levaram GaúchaZH a recordes de audiência. Desde o seu lançamento, a iniciativa obteve um crescimento de 69% na carteira digital.
– O futuro do jornalismo local, no Rio Grande do Sul e no mundo, passará por uma migração importante para assinaturas digitais. O hábito de todos os públicos está mudando, e consumir notícias especialmente no celular será uma realidade. O RS já está na frente de muitos países – destaca Andiara.
No seu catálogo de conteúdos, GaúchaZH já produziu 33 programas inéditos e recentemente estreou quatro novos podcasts. O jornal digital também está presente no Google Home e no Assistant, com notícias a serem ouvidas a partir do comando de voz. O ano de 2019 será de aceleração no digital: as entregas planejadas para o período estão relacionadas a produtos e serviços que propõem mais agilidade e praticidade, como um novo aplicativo de GaúchaZH e um sistema de autoatendimento.