Assinantes e usuários do GaúchaZH que pretendem ingressar em uma universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terão, a partir desta sexta-feira (18), uma ferramenta para avaliar suas chances de sucesso. Ao inserir a nota no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Simulador Sisu 2019 apontará os cursos e em quais instituições o estudante tem mais possibilidades de ser aprovado.
Essas informações são importantes para que o concorrente tenha mais subsídios no momento de priorizar suas escolhas para a primeira e a segunda opção. Os resultados dos desempenhos individuais no Enem serão divulgados justamente nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Após a publicação, já será possível acessar o Simulador em GaúchaZH e realizar a pesquisa.
A simulação é feita com base nas notas de corte das universidades do último Sisu – sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) por meio do qual instituições públicas de todo o país oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
O Simulador estará disponível até 22 de janeiro, quando iniciam as inscrições para o Sisu 2019 – elas vão até o dia 25 de janeiro, no site oficial do programa (www.sisu.mec.gov.br). É o segundo ano consecutivo que GaúchaZH disponibiliza o recurso, criado pelo site Me Salva!, que oferece preparação online para Enem e vestibulares.
Como funciona – Para realizar a simulação, o estudante precisará inserir sua nota em cada uma das provas do Enem (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação), a modalidade (ampla concorrência ou reserva de vagas), o curso e o Estado. A partir dessas informações, a ferramenta calcula a probabilidade de aprovação.