
Anúncio Eleições 2018. Crédito: Divulgação.
Desde o início do ano, os veículos do
Grupo RBS têm realizado uma ampla cobertura das Eleições 2018 para os gaúchos. No domingo (7), data em que a população votará para escolher o presidente do país, o governador do Estado, os senadores e os deputados estaduais e federais, o conteúdo será intensificado na
RBS TV, em
Zero Hora, na
Gaúcha, em
GaúchaZH, no
Diário Gaúcho e no
Pioneiro, com cerca de 450 profissionais mobilizados para contar todos os detalhes da votação.
Na RBS TV, o público vai assistir a flashes ao vivo apresentados por Cristina Ranzolin e Carla Fachim com as informações sobre a movimentação no Rio Grande do Sul durante todo o domingo. Ao longo do dia, as jornalistas também vão comandar quatro pequenos programas sobre as eleições. Encerrando a cobertura, Elói Zorzetto vai apresentar um especial, após o Fantástico, com o resumo dos principais acontecimentos. No site do G1, haverá informações e apuração de votos em tempo real.
Já Zero Hora vai apostar na profundidade e na análise para entregar conteúdo de qualidade aos leitores do impresso. Na Superedição do fim de semana, mais de 30 páginas serão dedicadas à cobertura, com todas as informações que o eleitor precisa saber antes de ir às urnas. Na segunda-feira (8), mais 30 páginas trarão os resultados, as análises e as projeções das Eleições 2018.
Para levar ao público toda a movimentação da votação, a Gaúcha dedica a sua programação ao tema a partir da 0h de domingo (7), com transmissão ao vivo em imagens no GaúchaZH. A rádio terá repórteres acompanhando os locais de votação em Porto Alegre e Região Metropolitana, além da serra gaúcha, Zona Sul, região central do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
As entrevistas também estão entre os destaques da cobertura. Os candidatos ao Senado falarão já nas primeiras horas de transmissão, ainda na madrugada. A partir das 8h, serão entrevistados os concorrentes ao governo do Estado, familiares escolhidos por eles e os candidatos a vice-governador. Após as 17h, será possível conferir ainda a apuração em tempo real dos resultados, com todas as informações sobre os eleitos e composições do Congresso e da Assembleia Legislativa.
No GaúchaZH, os usuários terão 24h de live (vídeo ao vivo), a partir das primeiras horas do dia da votação até 0h de segunda-feira (8), com projeções do dia da votação, entrevistas com candidatos, apuração dos votos e análise de resultados. A cobertura em tempo real contará ainda com notícias, vídeos e fotos dos repórteres que estarão acompanhando todos os detalhes das eleições.
O Mapa das Eleições do Brasil, com os eleitos em todas as regiões do país, o Mapa do Novo Congresso e da Nova Assembleia, com escolhidos que representarão os partidos e coligações no Senado Federal, na Câmara de Deputados e na Assembleia Legislativa, e o Campeões de Voto pelo Brasil, com os personagens que se destacaram como os mais votados das Eleições 2018, também compõem os conteúdos especiais de GZH.
Além disso, os assinantes terão acesso à opinião e à análise dos colunistas do jornal digital sobre o resultado do pleito e uma newsletter exclusiva, que será enviada na segunda-feira (8) pela manhã com o compilado de todas as análises do dia.
O Diário Gaúcho, por sua vez, preparou uma reportagem especial para ilustrar a capa da edição do fim de semana. A publicação traz o exemplo de crianças de uma escola pública da zona norte da Capital que se uniram para buscar um bem comum por meio da venda de obras de arte que produziram, para pedir aos eleitos que um novo Brasil saia das urnas. Além da reportagem, os leitores do DG poderão conferir o serviço completo da eleição.
Na edição de fim de semana, o Pioneiro publica reportagens mostrando quem é o eleitor caxiense e resgata a série "A Serra Precisa", que questionou os candidatos sobre as demandas locais nas áreas de saúde, educação, segurança pública, desenvolvimento econômico e infraestrutura e logística. Durante o domingo, o Pioneiro.com vai mostrar a movimentação nas ruas e nas urnas da Serra, além de acompanhar a votação de candidatos das chapas majoritárias do Estado e do país que votam na Serra.
Além da apuração local e divulgação dos vencedores em tempo real, a repercussão dos resultados e a quantidade de cadeiras ocupadas pela serra gaúcha na Assembleia e na Câmara também estarão no Domingo Digital e no Pioneiro impresso de segunda-feira (8). Todo o conteúdo produzido e divulgado nas redes dos veículos do Grupo RBS pode ser acompanhado pela hashtag #EleiçõesRBS2018.