
Marcelo Leite fala sobre o Persona. Crédito: Leonardo Mattos
Uma marca precisa de estratégia para se manter consolidada no mercado. Nesse contexto, conhecer as características do público consumidor é fundamental para o êxito em cada um dos objetivos da empresa. Na manhã desta sexta-feira (31), o diretor-executivo de Marketing do
Grupo RBS, Marcelo Leite, falou sobre o tema durante a apresentação do estudo “Persona - quem são e o que pensam os gaúchos?”, no Comitê de Marketing & Vendas promovido pela Amcham.
Desenvolvido pelo Grupo RBS, em parceria com a Consumoteca, o projeto procura entender melhor os hábitos e costumes de quem vive no Rio Grande do Sul. Para a apuração, a pesquisa entrevistou 1,8 mil pessoas de diversas regiões do Estado
, e concluiu que existem cinco tipos de perfis entre os gaúchos: “Gaúcho fiel (35%)”, “Gaúcho raiz (14%)”, “Gaúcho não praticante (24%)”, “Gaúcho exportação (14%)” e “Gaúcho desapegado (13%)”. Também foi possível descobrir que 73% dos entrevistados apreciam as tradições, mas apenas 49% participam ativamente das atividades típicas do Estado. Seis especialistas em cultura e comportamento também participaram das avaliações.
– O Persona é uma forma de otimizar a entrega de informações aos nossos parceiros, pois acreditamos que a informação só tem valor se for compartilhada para a construção das melhores estratégias de comunicação, criando conexões efetivas com os consumidores – explica Leite.
Desde abril deste ano, o estudo já foi apresentado para diferentes empresários em mais de cinco cidades do RS. O objetivo é auxiliar marcas a estarem mais conectadas com os gaúchos, entendendo as principais características que compõem a população rio-grandense.