Friday, 31 de August de 2018

RBS apresenta "Persona – quem são e o que pensam os gaúchos?” em evento da Amcham

Marcelo Leite falou sobre valoração de públicos e estratégias empresariais
Marcelo Leite fala sobre o Persona. Crédito: Leonardo Mattos Marcelo Leite fala sobre o Persona. Crédito: Leonardo Mattos Uma marca precisa de estratégia para se manter consolidada no mercado. Nesse contexto, conhecer as características do público consumidor é fundamental para o êxito em cada um dos objetivos da empresa. Na manhã desta sexta-feira (31), o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite, falou sobre o tema durante a apresentação do estudo “Persona - quem são e o que pensam os gaúchos?”, no Comitê de Marketing & Vendas promovido pela Amcham. Desenvolvido pelo Grupo RBS, em parceria com a Consumoteca, o projeto procura entender melhor os hábitos e costumes de quem vive no Rio Grande do Sul. Para a apuração, a pesquisa entrevistou 1,8 mil pessoas de diversas regiões do Estado, e concluiu que existem cinco tipos de perfis entre os gaúchos: “Gaúcho fiel (35%)”, “Gaúcho raiz (14%)”, “Gaúcho não praticante (24%)”, “Gaúcho exportação (14%)” e “Gaúcho desapegado (13%)”. Também foi possível descobrir que 73% dos entrevistados apreciam as tradições, mas apenas 49% participam ativamente das atividades típicas do Estado. Seis especialistas em cultura e comportamento também participaram das avaliações. – O Persona é uma forma de otimizar a entrega de informações aos nossos parceiros, pois acreditamos que a informação só tem valor se for compartilhada para a construção das melhores estratégias de comunicação, criando conexões efetivas com os consumidores – explica Leite. Desde abril deste ano, o estudo já foi apresentado para diferentes empresários em mais de cinco cidades do RS. O objetivo é auxiliar marcas a estarem mais conectadas com os gaúchos, entendendo as principais características que compõem a população rio-grandense.