
Anúncio Eleições 2018. Crédito: Divulgação.
Em cerca de 50 dias, eleitores de todo o país irão às urnas para decidir quem representará o Brasil e os Estados da República pelos próximos quatro anos. Para ajudar os gaúchos a definir o presidente do país, o governador do Estado, os senadores e os deputados estaduais e federais, veículos do
Grupo RBS se uniram para realizar uma ampla cobertura das Eleições 2018. Já nesta quinta-feira (16), a
Rádio Gaúcha promove o primeiro debate entre os candidatos a governador do Rio Grande do Sul. Com mediação de Daniel Scola, o debate ocorre das 8h10 às 10h, durante o programa Gaúcha Atualidade, com transmissão em vídeo em
GaúchaZH. Além disso, novos programas multimídia, entrevistas, perfis dos candidatos e uma campanha de valorização do voto consciente foram preparados pela RBS.
A cobertura foi pensada a partir de uma
pesquisa realizada pelo Grupo RBS em abril, em que foram entrevistadas 595 pessoas com mais de 16 anos que assinam ou já assinaram produtos de alguma das marcas da empresa. Como resultado, foi constatado que o público do Rio Grande do Sul quer verificação de fala dos candidatos, jornalismo imparcial e explicações sobre a política nacional para orientar seus votos à disputa nas urnas em outubro.
– Fizemos um amplo estudo com o público para garantir que nossa cobertura atenda aos anseios da população de compreender os impactos de cada promessa, desmentir as falsas notícias, sanar dúvidas e provocar um movimento de checagem de discursos e fatos dos principais agentes. Tudo para ajudar o eleitor a tomar sua melhor decisão de voto – destaca Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS.
A fim de proporcionar uma cobertura jornalística neutra, educativa e capaz de conter o avanço das fake news, novos produtos foram elaborados: Memória Eleitoral, Se eu fosse governador, Programa de Economia e Te liga, eleitor, além dos já conhecidos La Urna e É isso mesmo?. Além disso, os telespectadores, leitores e ouvintes vão poder conferir entrevistas, debates e perfis dos candidatos.
Comandado por Daniel Scola, o Memória Eleitoral será uma série de podcasts em que serão entrevistados ex-governadores do Estado sobre questões e curiosidades das eleições que venceram. Em Se eu fosse governador, os eleitores contam, em vídeos, o que fariam se estivessem no comando do Piratini. O Programa de Economia trará a checagem e a análise das jornalistas Marta Sfredo, Giane Guerra e Juliana Bublitz em relação às propostas dos candidatos para o setor de economia. Em Te liga, eleitor, a jornalista Isabel Ferrari busca esclarecer dúvidas dos eleitores em vídeos e áudios curtos, com a curadoria do procurador do Gabinete Eleitoral do Ministério Público, Rodrigo Zilio.
Já em É isso mesmo?, declarações de candidatos em entrevistas e debates serão checados pelo Grupo de Investigação (GDI) do Grupo RBS. No La Urna, os comunicadores Paulo Germano, Luciano Potter, Arthur Gubert e Débora Cademartori questionarão de forma bem-humorada e contundente os candidatos ao governo do Estado e, caso haja segundo turno, os candidatos à Presidência. Para conferir onde será veiculado cada um dos conteúdos especiais, acesse o
link.
– Nossa linha é propositiva, de modo a oferecer a informação qualificada e independente ao eleitor. Buscamos discutir projetos, comparar biografias e valorizar as alternativas propostas por candidatos e partidos para solucionar os grandes desafios do Brasil. Ao mesmo tempo, temos uma grande preocupação em confrontar as promessas com a realidade e em desfazer as desinformações espalhadas sobretudo via redes sociais – afirma o vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech.
Para marcar o lançamento oficial da cobertura, uma campanha institucional passou a ser veiculada nas marcas da empresa nesta quarta-feira (15). Com o conceito “Todo voto importa”, a RBS busca dar destaque ao papel do eleitor – que, a partir da escolha na urna, pode ajudar a definir os rumos do país e do Estado – e reforçar a importância do voto consciente. Assinada pela Competence, a comunicação terá desdobramentos em mídia online, impressa, spot de rádio e redes sociais com a hashtag #EleiçõesRBS2018.