Quatro jornalistas do
Grupo RBS estão entre os painelistas do 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que acontece em São Paulo, de 28 a 30 de junho. Marta Gleich, Cláudia Laitano, Dione Kuhn e Barbara Zamberlan participam do evento, que discutirá técnicas de apuração, bastidores de grandes reportagens e debates sobre a prática jornalística, entre outros temas. Cases de denúncias apuradas pelo GDI – Grupo de Investigação – também serão compartilhados no evento, com a distribuição de uma edição especial e em totens no estande da RBS.
Crie o seu Spotlight: como montar um time de investigação será o tema da jornalista Dione Kunh, coordenadora do Grupo de Investigação (GDI) e editora de Notícias de Zero Hora. Além da coordenadora, o GDI é formado por 10 repórteres, especializados na apuração de denúncias sobre assuntos que impactam a sociedade.
A editora da área de Cultura e Entretenimento do jornal Zero Hora e colunista de ZH e GZH, Cláudia Laitano, irá compor uma mesa com o escritor Zuenir Ventura. Estratégias para o conteúdo chegar ao público sem depender das redes sociais será o tema do painel da estrategista digital e branded content na Revista Donna, Barbara Zamberlan. E a
diretora de Jornalismo de Rádio e Jornal, Marta Gleich, falará sobre o caminho para a igualdade de gênero nas redações.
Boas práticas de jornalismo — O Congresso da Abraji cresce a cada ano e é considerado um dos principais eventos sobre o tema no Brasil. Com uma rede de profissionais de diferentes veículos e regiões, o encontro reúne centenas de repórteres, editores e estudantes interessados em aprender, refletir e replicar boas práticas de jornalismo. A edição do ano passado contou com mais de 600 participantes, sendo 63% profissionais e 37% estudantes. Neste ano, a programação envolve 70 opções, entre cursos, oficinas e palestras. Promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o evento acontece na Universidade Anhembi Morumbi.