
Cezar Freitas apresenta projeto da RBS TV para a cobertura das Eleições 2018. Crédito: Mariana Brun.
A cobertura jornalística das eleições de 2018 já tem data para iniciar: neste ano, o dia a dia dos candidatos será pauta dos telejornais a partir do dia 20 de agosto. Mas, desde já, as 123 afiliadas da Rede Globo estão se preparando para garantir uma cobertura pautada pela isenção e imparcialidade, focada no debate de ideias e no serviço e orientação ao eleitor. Nessa terça-feira (22), a
RBS TV recebeu assessores representantes de 18 partidos políticos no Estúdio B da emissora, com o objetivo de apresentar o esquema de cobertura e as datas e os formatos em que serão realizados os debates para as eleições deste ano.
– Nós somos, diariamente, fonte de informação e de serviço para milhares de pessoas. Por isso, dedicaremos toda a nossa estrutura, toda a nossa experiência e toda a nossa capacidade de fazer bom jornalismo para oferecer ao nosso público as melhores informações durante o período de eleições e, assim, auxiliar os gaúchos no processo de tomada de decisão – afirmou o diretor de Jornalismo da RBS TV, Cezar Freitas, durante o encontro.
Com essa finalidade, a cobertura das afiliadas será focada principalmente em quatro pilares. Além do dia a dia dos candidatos e dos debates, entrevistas de estúdio e pesquisas eleitorais também compõem a programação. Na RBS TV, as entrevistas com os principais candidatos a governador do Estado – definidos a partir das pesquisas eleitorais – vão acontecer de 27 a 31 de agosto, no Jornal do Almoço.
De 10 a 14 de setembro, o Bom Dia Rio Grande recebe os principais candidatos ao Senado. Se houver segundo turno, os dois candidatos ao Governo serão convidados a participar de entrevistas no RBS Notícias dos dias 15 e 16 de outubro. A cobertura da eleição presidencial será concentrada nos telejornais da Rede Globo.