
Leitores visitam redação de ZH. Crédito: Jefferson Botega.
Dentro das comemorações do aniversário de
Zero Hora, que completa 54 anos nesta sexta-feira (4), o jornal homenageou um dos protagonistas de sua história: o leitor. Um grupo de 15 assinantes foi recebido por executivos e colunistas para conhecer as redações e o parque gráfico. A seleção ocorreu entre os que se inscreveram para o encontro, com prioridade para aqueles com assinatura mais antiga do jornal.
– É muito bom conhecê-los, saber o que pensam, ouvir suas críticas e sugestões. Esse grupo representa milhares de assinantes – comentou a diretora de Jornalismo de Rádio e Jornal, Marta Gleich.
Idealizadora da visita, ocorrida na quinta-feira (3), Marta diz que foram centenas de pedidos, mas não seria possível receber todos. Novos grupos deverão ser contemplados em outras ocasiões.
A tarde teve início com um bate-papo com os colunistas Tulio Milman e Rosane de Oliveira, que responderam perguntas sobre os bastidores da produção da notícia, a busca pelas melhores fontes e a forma de trabalhar a informação.
A isenção e o equilíbrio foram destacados pelo funcionário público aposentado Valci Ramos, assinante há mais de 20 anos:
– Estamos em um momento de intolerância muito grande. É muito importante que o jornal transmita equilíbrio e segurança. A Zero Hora tem jornalistas de grande qualidade, de excelência mundial – observou Valci.
Ao descrever sua rotina de trabalho, Tulio Milman lembrou que a atividade jornalística é cercada de certa mística, mas o trabalho de busca pela informação é árduo, sobretudo em meio à disseminação das chamadas
fake news. Já Rosane de Oliveira lembrou que a coluna de Política é uma das mais lidas. Ela foi questionada sobre as próximas eleições e a cobertura que o Grupo RBS fará – e adiantou que a integração entre diversos canais será a tônica deste ano.
O grupo de visitantes seguiu, após o bate-papo, para uma visita às redações das rádios e dos jornais e ao parque gráfico, localizado na zona norte de Porto Alegre.