
Anúncio Aniversário POA. Crédito: Divulgação.
“1 Ano + Alegre não é só o nosso desejo. É a nossa atitude.” É com essa mensagem que o
Grupo RBS lança, nesta segunda-feira (26), a campanha em comemoração aos 246 anos de Porto Alegre. Em homenagem à data, veículos da RBS uniram-se para reafirmar o seu compromisso com a cidade e presentear o município com um projeto editorial que visa apresentar soluções e prestar serviços para problemas recorrentes nas comunidades locais.
A fim de gerar engajamento a longo prazo, o projeto 1 Ano + Alegre se estende até fevereiro de 2019. Durante um ano, 12 temas diferentes serão abordados em capítulos multimídias publicados em
GaúchaZH, no endereço
gauchazh.com\1anomaisalegre, e replicados em
RBS TV,
Zero Hora e
Gaúcha. “Como iniciar uma causa e engajar pessoas” é o assunto da primeira edição, que está disponível nesta segunda-feira (26). Para tratar do tema, uma reportagem especial foi publicada em GZH e ZH. Na Rádio, o anúncio do projeto ocorreu durante o programa Gaúcha Atualidade junto de um debate sobre o assunto.
Na RBS TV, o projeto foi abordado já no Bom Dia Rio Grande, com participação da ONG Minha Porto Alegre. Às 9h, um Painel RBS Notícias foi promovido com o objetivo de debater a economia da Capital Gaúcha a partir do Turismo de Negócios. Participaram do encontro o presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região, Henry Chmelnitsky, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Sul e diretor de Turismo da Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer, Abdon Barretto Filho, e o presidente da CDL Porto Alegre, Alices Debus.
Logo mais, no Jornal do Almoço, o telespectador vai poder conferir a matéria de estreia do projeto 1 Ano + Alegre, o Partiu RS especial de Porto Alegre, os comunicadores Mark B e Seguidor F fazendo rimas sobre o aniversário da cidade ao vivo da Redenção e entradas ao vivo de pontos diferentes do município para mostrar os desafios de cada uma dessas regiões.
Ao longo do projeto, outras ações serão realizadas a partir dos temas de cada mês. São eles, respectivamente: “Como reduzir a poluição”, “Como incentivar a arte e a cultura local”, “Como doar a quem mais precisa”, “Como separar o lixo e contribuir com o meio-ambiente”, “Como fiscalizar a prefeitura e os vereadores”, “Como impulsionar a economia local”, “Como ocupar espaços públicos”, “Como participar da política da cidade”, “Como contribuir para um trânsito e transporte melhor”, “Como viver a cidade pelo esporte” e “Como cuidar e conservar a cidade”.
O
Diário Gaúcho, o
Destemperados e a
Revista Donna também prepararam conteúdos especiais em homenagem ao aniversário da cidade. Na sexta-feira (23), o Guia Porto Alegre Destemperados 2018 presenteou os leitores de Zero Hora e GaúchaZH com 365 dicas de lugares para comer e beber na cidade, um para cada dia do ano. O Diário Gaúcho, por sua vez, foi à Escola Porto Alegre descobrir como é a cidade que os alunos do 4º ano sonham em morar. O resultado pôde ser conferido na edição de sábado (24), em reportagem especial ilustrada pelos desenhos das crianças.
No mesmo dia, a Revista Donna publicou um editorial de moda feito apenas com marcas locais, que tem como fundo os grafites da cidade, e uma coluna Donna Indica escrita pela editora Patrícia Rocha com dicas do que é necessário para ser considerada uma porto-alegrense nata. Além disso, as leitoras de Donna puderam conferir um guia com indicações dos melhores programas de entretenimento que a cidade oferece, elaborado por perfis do Instagram como @poa_menu, @amorporpoa, @bomdobomfim, @mapeandopoa, @boraai_poa, @partiu_acontece e @acontecenacb.