
AHEAD!. Crédito: Marcos Nagelstein/ Agência Preview
No universo do branded content, como marcas podem ser relevantes ao público enquanto desenvolvem conteúdos que ajudam a vender seus produtos? Esse questionamento foi o fio condutor a primeira edição em 2018 do AHEAD!, programa de debates sobre comunicação contemporânea promovido pelo
Grupo RBS. Realizado nessa terça-feira (27) em Porto Alegre, o encontro reuniu líderes do mercado e foi transmitido ao vivo pelo Facebook.
No centro do palco do Santander Cultural, especialistas analisaram o tema com a mediação do diretor-executivo de Marketing da RBS, Marcelo Leite. Para Patrícia Weiss, chairwoman da Branded Content Marketing Association South America, três elementos são essenciais para o sucesso desse tipo de conteúdo: relevância, verdade e significado.
– É preciso focar no consumidor e saber o que a audiência quer ouvir. O protagonismo é das pessoas, e não da marca, por mais que seja algo que a empresa acredite – destacou Patrícia.
Mas não é apenas o conteúdo que importa nesse cenário. Também é necessário saber o meio adequado para passar a mensagem, como defendeu o CEO da Vice Brasil, Daniel Conti.
– Mídias essenciais têm um papel fundamental nesse novo universo, desde que saibam compor soluções conjuntas com seus parceiros, e não apenas oferecer espaços e formatos – avaliou.
Head de Mídia da Fiat Chrysler Automobiles, Denis Onishi demonstrou a visão de uma companhia que investe e acredita no branded content. Para ele, é preciso ousadia das empresas.
– Criar conteúdo é importante, mas a forma de distribui-lo também. Vale a pena contar a história sozinho ou ter um parceiro para ganhar relevância? – questionou, salientando a importância de o veículo ter capacidade de entregar em diversos canais.
Sobre o AHEAD! – Atenta às transformações do setor e conectada aos seus públicos, a RBS promove uma série de debates para buscar soluções e instigar o mercado de comunicação. Como o próprio nome já revela, o projeto busca olhar para frente e identificar o que está por vir em uma indústria em permanente mutação. O projeto seguirá em 2018 com novos encontros, discutindo diversos temas relevantes e oferecendo espaço e conteúdo para parceiros.