
Diversas ações marcaram a cobertura da Libertadores. Crédito: Reprodução.
A fim de entregar o melhor conteúdo referente ao tricampeonato do Grêmio, conquistado após a vitória de 2 x 1 contra o Lanús, o
Grupo RBS mobilizou 256 colaboradores de Zero Hora, Rádio Gaúcha,
GaúchaZH e
RBS TV para a cobertura multimídia da final da Copa Libertadores da América. Desses, 16 acompanharam os 90 minutos de jogo, a preparação das duas equipes e os bastidores da disputa diretamente da Argentina.
A cobertura da grande final teve início nas primeiras horas de quarta-feira (29). Pela primeira vez, o
Globo Esporte RS foi totalmente apresentado de fora do Brasil. Sob o comando da apresentadora Alice Bastos Neves e do comentarista Maurício Saraiva, o programa foi transmitido direto do Estádio La Fortaleza, palco da decisão. A mobilização contou, ainda, com entradas ao vivo dos repórteres Glauco Pasa e Fernando Becker, que trouxeram informações do hotel onde o Grêmio estava concentrado e da preparação do Lanús, respectivamente.
Em Porto Alegre, o Grupo RBS apoiou a Fan Fest Soy Loco Por TRI, na Arena do Grêmio, que recebeu um público de cerca de 35 mil gremistas para acompanhar a decisão da Libertadores. Além disso, foram realizadas ações para a distribuição de ingressos para ouvintes da Gaúcha, assinantes de ZH e GZH.
Após a vitória, diversas matérias especiais já estavam disponíveis no jornal digital GaúchaZH. Entre elas
Heróis do Tri: os personagens do Grêmio na conquista da América, ressaltando os momentos decisivos dos jogadores na campanha da Libertadores. Ainda na noite do dia 29, os leitores puderam fazer download de um
wallpaper com a foto do time campeão e compartilhar o
Diploma de Tricampeão da América. Na RBS TV, foi possível acompanhar a festa da torcida gremista por todo o Rio Grande do Sul em flashes durante a programação.
Nesta quinta-feira (30), Zero Hora amanheceu com diversos conteúdos dedicados ao time vencedor. Os comunicadores
David Coimbra e
Eduardo Bueno (Peninha) assinaram textos especiais sobre a conquista. A cobertura também contou com uma coluna histórica construída a partir de recortes de textos de
Paulo Sant’Ana nas conquistas da América de 1983 e 1995. O jornalista será homenageado, ainda, em GaúchaZH. Em formato de Podcast, Duda Garbi, o intérprete de Santaninha – personagem que imita a fala e os trejeitos de Paulo Sant’Ana – vai descrever a campanha do Grêmio na Libertadores e reproduzir os gols narrados na Rádio Gaúcha.
O
Mapa do Tri é uma das novidades de GaúchaZH nesta quinta-feira. A iniciativa mostra um mapa em que as pessoas podem marcar onde estavam nos títulos de 1983, 1995 e onde estão agora, em 2017. O jornal digital vai contar também com outros dois especiais:
Manto Sagrado Tricampeão, relembrando as camisas do Grêmio nas últimas conquistas de Libertadores, e
Sete sugestões de estátuas para imortalizar Renato na Arena, com votação aberta para o público. Os usuários podem, ainda, participar do quiz
Qual título da Libertadores do Grêmio você é?. No dia 1º de dezembro, um poster do time campeão estará encartado em Zero Hora.