Monday, 13 de November de 2017

Grupo RBS apresenta estudo “Persona – quem são e o que pensam os gaúchos?” ao mercado

Clientes, dirigentes de agências, acadêmicos das faculdades de comunicação e convidados de imprensa puderam conferir dados da pesquisa nesta segunda-feira (13)
Eduardo Sirotsky Melzer. Crédito: Denison Fagundes. Eduardo Sirotsky Melzer abre o evento que apresentou o estudo Persona. Crédito: Denison Fagundes. Entre agosto e setembro de 2017, o Grupo RBS e a Consumoteca uniram forças e mergulharam no universo dos gaúchos para entender o comportamento, os valores, a expectativa de futuro e os hábitos de consumo de quem vive no Rio Grande do Sul. O resultado desse estudo, denominado “Persona – quem são e o que pensam os gaúchos?”, foi apresentado ao mercado e a autoridades na manhã desta segunda-feira (13), em um evento realizado no Theatro São Pedro. – A RBS tem uma ligação umbilical com o Rio Grande do Sul. Temos o compromisso diário de buscar conhecimento e queremos compreender o que passa na cabeça do gaúcho e da gaúcha. Fazemos isso há 60 anos. Neste ano, decidimos inovar. Coletamos informações a partir de uma grande pesquisa e estamos compartilhando o que descobrimos com instituições e com o mercado –declarou o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer. Um dos mais completos levantamentos já realizados sobre a identidade rio-grandense descobriu que existem cinco tipos de perfis entre a população, agrupados conforme a identificação de cada um com a cultura regional: “Gaúcho fiel (35%)”, “Gaúcho raiz (14%)”, “Gaúcho não praticante (24%)”, “Gaúcho exportação (14%)” e “Gaúcho desapegado (13%)”. Desses, 73% valorizam as tradições, ainda que apenas 49% participe. Ao contrário do senso-comum, a pesquisa revelou que os perfis extremos não são diferenciados pela idade, mas sim por fatores como escolaridade, estrutura familiar e renda. – Nós acreditamos nesse estudo como uma ferramenta para que possamos apoiar os nossos clientes na construção de estratégias de marketing mais efetivas. O evento surge, então, como uma ideia para reunir o mercado, conversar e, a partir disso, construir em conjunto iniciativas legais – afirma o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite. O levantamento foi elaborado a partir de 1,8 mil entrevistas com pessoas de diferentes regiões do Estado. Além disso, 28 pessoas de diferentes cidades, faixas etárias e profissões contribuíram para a pesquisa concedendo entrevistas mais aprofundadas sobre as descobertas. O estudo contou, ainda, com a participação de seis especialistas em cultura e comportamento. Para desmistificar a visão de que só existe um tipo de gaúcho, o evento buscou proporcionar ao público uma releitura de elementos tradicionais da cultura regional. No início do encontro, os convidados puderam experimentar um welcome coffee preparado pelo chef Marcelo Schambeck. Na ocasião, ele preparou um cardápio especial utilizando ingredientes típicos do Estado a fim de apresentar uma nova interpretação do tradicional café colonial. A abertura e o encerramento foram marcados por versões em solo de guitarra de canções representativas da cultura gaúcha, comandadas pelo músico Erick Endres.