
Crédito: Tadeu Vilani
Líderes comunitários, membros de associações de moradores e cidadãos de Porto Alegre cadastrados no aplicativo
Pelas Ruas – fruto da parceria entre as marcas do
Grupo RBS Zero Hora,
Gaúcha e
RBS TV –, participaram na manhã desta quarta-feira (26) de um café da manhã, no Complexo Ipiranga, em Porto Alegre. O evento, que teve como objetivo avaliar o aplicativo após os primeiros quatro meses de operação e discutir problemas da Capital, contou com a mediação do editor de Porto Alegre, Rodrigo Müzell, de Zero Hora, e o repórter da Gaúcha Felipe Daroit.
– Vocês são muito especiais para Porto Alegre porque participam deste aplicativo, que é feito basicamente pela comunidade, é uma ferramenta para apontar os problemas da cidade, para que sejam resolvidos – destacou a diretora de Redação dos Jornais do Grupo RBS, Marta Gleich, saudando os participantes que vieram de bairros como Partenon, Bela Vista, Humaitá, Centro, Floresta, entre outros.
Desde seu lançamento, no dia 23 de março deste ano, o Pelas Ruas registra 14,5 mil usuários cadastrados. Foram postados 4,3 mil problemas, sendo 460 sinalizados como resolvidos (11%). Entre os temas mais recorrentes no app aparecem buracos de rua, problemas em praças, falta de capina, lixo, esgoto, além de dificuldades relacionadas ao trânsito e iluminação pública.
– O Pelas Ruas vai além do aplicativo. Por trás dele tem uma equipe de pelo menos dez pessoas, profissionais 24 horas envolvidos com o que acontece na cidade – explicou Rodrigo Müzell.
Os participantes fizeram relatos a respeito da experiência com o aplicativo, listando situações expostas no Pelas Ruas, e destacaram a relevância da plataforma, que serve como canal de comunicação entre a população e o poder público, tornando conhecidos problemas nas ruas e bairros de Porto Alegre, em busca de sua solução. O evento abriu espaço ainda para sugestões de melhorias para a ferramenta e promoveu a integração entre membros atuantes no aplicativo e jornalistas que trabalham na editoria de Porto Alegre.