
Jornalistas da
RBS estarão em São Paulo, nesta sexta-feira (30), para apresentar no 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) a experiência do Grupo de Investigação (GDI), formado por repórteres de
Zero Hora,
Diário Gaúcho,
Gaúcha e
RBS TV. Os palestrantes serão o editor-chefe do Diário Gaúcho, Carlos Etchichury, que comanda o GDI, o repórter especial de Zero Hora Humberto Trezzi, o repórter Cid Martins, da Gaúcha, e o repórter Jonas Campos, da RBS TV.
Em seis meses, a equipe multiplataforma – inspirada no Spotlight, do jornal americano Boston Globe – produziu 22 reportagens sobre temas que tangenciam a vida da população e provocam repercussões, levando autoridades a rever seus processos. A iniciativa demonstra o investimento do Grupo RBS em jornalismo, especialmente no gênero investigativo, que demanda longo período de apuração.
– Vamos mostrar para o Brasil, no mais importante evento sobre jornalismo investigativo do país, os resultados de seis meses de denúncias e revelações feitas pelo GDI. Será um momento importante para o jornalismo investigativo produzido pela RBS – disse Carlos Etchichury.
No evento, será feita uma homenagem ao jornalista gaúcho Carlos Wagner, que foi repórter especial de Zero Hora.