
Marcelo Leite no ABA Mídia POA. Crédito: Jefferson Bernardes.
A tecnologia e a geração do consumo dinâmico ampliaram a complexidade do universo da comunicação. Características do povo brasileiro e sua influência no consumo foi tema do primeiro painel do ABA Mídia POA, realizado na manhã desta terça-feira (30), na sede da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), em Porto Alegre. A apresentação contou com a participação do diretor-executivo de Marketing do
Grupo RBS, Marcelo Leite, além do diretor comercial Regional Sul da Kantar Ibope Media, Rodrigo Cierco, da superintendente de Comunicação e Marketing do Sicredi, Ana Pais, com a mediação da presidente do Grupo de Planejamento/RS, Daniele Lazzarotto.
Leite destacou que o tempo é um dos ativos mais escassos na atualidade e disputar a atenção do público será um desafio cada vez mais denso e difícil. Hoje, o consumidor de mídia busca aquilo que tenha utilidade, valor, que divirta, instigue, e isso pode ocorrer concomitantemente em TV, rádio, jornal, digital e mobile. No atual ambiente de comunicação de negócios, dissociar o conceito de mídia de massa do ambiente digital é tarefa quase impossível. Estratégias precisam ser pensadas com foco na união de online e offline.
– Precisamos entender que quanto mais o mundo se fragmenta, se dispersa, mais tem valor conectar – enfatizou Leite.
Já o vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco, mediou o painel que tratou das oportunidades e riscos de um plano de comunicação no cenário atual ao integrar online e offline. Participaram o sócio e diretor-geral da Hands Mobile, Sérgio Percope, e o head de Digital e PR da LG Eletronics, Marco Frade.
– Eventos como este informam e transformam a vida da sociedade. É uma honra e um prazer compartilhar não só a nossa visão, mas a visão que pode fazer com que o mercado cresça – finalizou Pacheco.
O evento, que reuniu profissionais das áreas de mídia, planejamento, marketing, comunicação e redes sociais de empresas anunciantes, agências de publicidade e comunicação, fornecedores de serviços de marketing, consultores e acadêmicos, foi realizado pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), com patrocínio do Grupo RBS.