
Divulgação
As cores marcantes dos clubes de futebol do Estado coloriram as unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) nesta temporada do Campeonato Catarinense. Durante toda a competição, a
RBS TV e o Hemosc uniram forças para transformar a paixão pelo futebol em engajamento numa das causas mais importantes para a saúde pública: a doação de sangue.
Pensando nisso, a emissora promoveu a campanha
A Paixão Corre Nas Veias. Toda a cobertura esportiva da RBS TV, especialmente no
GloboEsporte.com/SC, destacou não apenas os lances dentro do campo, mas atitudes que podem fazer a diferença fora dos estádios, independentemente da torcida.
A dinâmica foi estabelecida de maneira simples: bastava vestir a camisa do seu time e fazer a doação de sangue em uma das unidades do Hemosc em Santa Catarina. Os torcedores registraram o momento da coleta e enviaram as fotos para a RBS TV. Os cliques foram apresentados no
Globo Esporte, que criou até um
jingle exclusivo para chamar a atenção dos telespectadores. As fotos estão também em uma
galeria no site.
Vestindo a camisa – Em pouco mais de três meses de campanha, a RBS TV recebeu mais de 150 registros de torcedores que, por estímulo da campanha, passaram a ser também doadores de sangue.
A Paixão Corre Nas Veias mobilizou até mesmo
profissionais da casa, como a apresentadora do
Bom Dia Santa Catarina, Mariana Paniz, e a editora do
Jornal do Almoço, Luciana Correa.
Elas são algumas das dezenas de pessoas que buscaram a unidade de Florianópolis usando as camisas dos seus times do coração. De acordo com levantamento do Hemosc, a maior concentração ocorreu em Chapecó, onde cerca de 150 voluntários declararam que a campanha foi a principal motivação para a doação.
Por meio de sua assessoria, o Hemosc destaca a importância do apoio da RBS TV especialmente durante o verão, quando os estoques ficam tradicionalmente mais baixos. O Hemosc está contabilizando os números da ação, mas assegura que os estoques neste ano estavam normalizados, com ajuda fundamental da campanha. A instituição avalia ainda que o caráter educativo da iniciativa contribui para conscientizar a população não apenas no período de veiculação, mas com efeitos que serão percebidos até mesmo em longo prazo.
A Paixão Corre Nas Veias integra as ações do movimento Inspira SC, lançado pela RBS em Santa Catarina para estimular atitudes solidárias e valorizar bons exemplos.