
O Grupo de Investigação (GDI) da RBS divulga nesta terça-feira (2) reportagem que aponta fraudes nos concursos públicos municipais do Rio Grande do Sul. A série, que será transmitida no RBS Notícias, da
RBS TV, com conteúdo em
Zero Hora, impresso e digital, demonstrará como, em 12 cidades, ocorreram práticas de “cartas marcadas” no processo de seleção das vagas.
As investigações começaram em janeiro, com um levantamento feito pelo repórter Humberto Trezzi. Uniram-se a ele Fabio Almeida, Jean Prado (RBS TV Caxias do Sul), Everson Dornelles (RBS TV Cruz Alta) e Fabio Lehmen (RBS TV Passo Fundo). A equipe mergulhou a fundo nos casos que já estavam sendo trabalhados pelo MP e em outros ainda não suspeitados pelas autoridades, colhendo depoimentos, indícios e provas, conferindo depoimentos de fraudadores e ouvindo alguns dos acusados de envolvimento.
– É a primeira experiência do GDI envolvendo as Redações de Porto Alegre com quatro praças da RBS TV no Interior do Estado, Caxias do Sul, Cruz Alta, Passo Fundo e Santa Maria. Essa foi uma ótima experiência para todos nós e também para os colegas do Interior, unir profissionais experientes no assunto com outros que estão em busca desse conhecimento profissional foi estimulante – afirmou o coordenador de Reportagem e Produção da RBS TV, Norton Kappel.
Com flagras de pessoas suspeitas de fraude trabalhando nas vagas, captado com câmeras ocultas, o conteúdo em vídeo será exibido em série no RBS Notícias a partir desta terça (2) até sexta-feira (5). A matéria será capa de ZH nesta quarta-feira (3), com seis páginas, e estará disponível no site. Nos próximos dias, as marcas cobrirão as repercussões da reportagem especial.
– Há uma expectativa de que eles ajam com algum vigor. Acreditamos que, com a reportagem, o poder público vá impulsionar as investigações – destacou o repórter do GDI, Humberto Trezzi.
O GDI foi lançado em dezembro, a partir da crença do
Grupo RBS de que as reportagens investigativas são essenciais para manter a relevância do jornalismo na atualidade e sinaliza o reforço do investimento da empresa em um gênero de reportagem que demanda longos períodos de apuração para revelar fatos que tenham alto impacto econômico, político e social.