
Anúncio Dia do Jornalista
Em meio ao fenômeno de disseminação de notícias falsas, o
Grupo RBS materializa em uma série de ações a sua defesa pelo jornalismo e por todos os profissionais que trabalham para levar informação certificada e confiável à sociedade. Neste Dia do Jornalista, mais do que nunca, a empresa e suas marcas posicionam-se a favor do conteúdo verdadeiro, capaz de transformar a vida das pessoas.
– O antídoto contra a onda de desinformação é jornalismo profissional, com responsabilidade, técnica e pluralidade. Todos nós da RBS nos esmeramos em levar ao público um artigo cada vez mais escasso: confiança na informação, um bem essencial para a democracia e a vida em sociedade – destaca o vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech.
Com o conceito “A realidade é incrível demais para se ler notícias falsas”, a RBS lançou um vídeo-manifesto, para público interno e em redes sociais, nesta sexta-feira (7), marcando o Dia do Jornalista e valorizando o papel desse profissional na busca pela verdade. Um anúncio nos jornais da RBS também ressalta essa ideia, distinguindo o trabalho do jornalista.
Ao longo do mês de abril, outros vídeos sustentarão o conceito, confrontando o que é fake news e o que é notícia real. A campanha culmina com o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio.
O selo editorial “Notícia falsa na rede” passa a identificar, em ZH,
Gaúcha e
RBS TV, todo boato esclarecido pela reportagem, ajudando a impedir a propagação de informações incorretas. A iniciativa é liderada pelo produtor da Gaúcha Tiago Boff. Nesta sexta-feira (7), o editorial de ZH reforça a mensagem da campanha:
(...) A celebração de mais um Dia do Jornalista nesta sexta-feira é uma ótima oportunidade para a renovação do compromisso dos profissionais de imprensa e das empresas de comunicação com o direito dos cidadãos de receberem informações corretas, imparciais e verdadeiras (...).
A mobilização contra fake news é uma causa que tem sido levantada por gigantes de mídia do mundo inteiro, como The New York Times e The Washington Post.