Monday, 20 de March de 2017

Grupo RBS acompanha mobilização “Juntos pela 116”

Encontro de representantes do movimento com autoridades na Assembleia Legislativa intensifica campanha que pede agilidade nas obras de duplicação da BR-116 Sul
Duplicação UrgenteO Grupo RBS está mobilizado para acompanhar a campanha “Juntos pela 116”, que pede a conclusão das obras da BR-116 Sul. Nesta segunda-feira (20), as marcas começaram a produzir conteúdo explicando e questionando a demora para a duplicação do trecho entre Guaíba e Pelotas, que foi iniciada em 2012 e não possui perspectiva de término. Zero Hora veiculou nesta segunda-feira (20) uma matéria com o raio-x da rodovia e um mapa quilômetro a quilômetro, mostrando a situação da estrada. Nos próximos dias, o jornal publicará reportagens relatando o impacto econômico e no trânsito do atraso nas obras e a mobilização da comunidade pela duplicação. Desde o início do dia, a RBS TV tem feito chamadas da 116, em Pelotas, nos telejornais. No Jornal do Almoço, a equipe de reportagem também esteve ao vivo na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, onde o grupo que coordena a mobilização se reuniu para debater com deputados estaduais, federais e senadores sobre o tema. Até sexta-feira (24), o RBS Notícias exibirá uma série de cinco matérias sobre a situação da rodovia. No Gaúcha Atualidade, a repórter Débora Ely informou sobre uma nova promessa do ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa. No Gaúcha Hoje, da Gaúcha Zona Sul, foram entrevistados a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, e o chefe da Polícia Rodoviária Federal na Zona Sul, José Dourado. Ao longo da programação, mais entrevistas e a repercussão da audiência pública com as autoridades na Assembleia serão transmitidas pela rádio. O programa Gaúcha Estúdio, às 22h, tratará do assunto com uma conversa com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul, o engenheiro Hiratan Pinheiro da Silva. A mobilização apoiada pela RBS é pautada por três argumentos centrais: o desperdício de dinheiro público em razão da obra paralisada, o risco de acidentes por conta da pista simples e o prejuízo à economia gaúcha devido ao entrave logístico. O movimento quer que o governo federal disponibilize mais verba no orçamento deste ano para a liberação de parte da estrada para o tráfego.